Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DO DESEMPENHO DO MEMBRO SUPERIOR EM CADEIA CINETICA FECHADA EM ATLETAS DE HANDEBOL COM E SEM HISTORIA DE LESAO NO OMBRO.

Introdução

O handebol é um esporte que envolve atividades repetitivas de alta intensidade do membro superior e contato físico frequente, características que predispõem os atletas a lesões no ombro. Testes de desempenho físico são parte importante da avaliação fisioterapêutica para identificação de déficits e acompanhamento do resultado de intervenções. Compreender como a história da lesão afeta os resultados destes testes, contribui para o desenvolvimento de estratégias de intervenção neste contexto.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi investigar se existem diferenças no desempenho do teste Closed Kinetic Chain Upper Extremity Stability (CKCUES) entre atletas de handebol com e sem histórico de lesão no ombro.

Metologia

Participaram do estudo 33 atletas que disputaram a Liga Nacional e o Campeonato Paulista de Handebol, idade 21,5±4,1 anos, experiência de 8±3,9 anos e 9,3±1 horas de treino/semana. O teste CKCUES foi realizado na posição tradicional de push up, por 3 tentativas. Foram calculados os escores bruto (média de toques), normalizado pela altura e de potência (68% do peso corporal x média de toques/15). Os dados foram comparados entre grupos com e sem histórico de lesão usando testes t.

Resultados

Doze atletas relataram história de lesão no ombro. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos para variáveis antropométricas e de treinamento, bem como nos escores do teste CKCUES.

Discussão

Estudos anteriores têm demonstrado diferenças no desempenho durante o teste CKCUES em pessoas com lesões no ombro. Os participantes do presente estudo, no entanto, estavam treinando ativamente no período de coleta de dados, o que pode ter contribuído para a manutenção do desempenho físico durante o teste. Além disso, é importante considerar que este teste é realizado em cadeia cinética fechada e, portanto, envolve também a participação do tronco e dos membros inferiores para seu desempenho.

Conclusão

Atletas de handebol com histórico de lesão no ombro e que permanecem treinando não apresentam alteração de desempenho durante o teste CKCUES quando comparados com atletas sem história de lesão no ombro.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Arremesso, Lesão musculoesquelética, Ombro.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. - São Paulo - Brasil

Autores

ROBERTA DE MELLO PINHO VENCHIARUTTI, RENAN MECA PONTES FERREIRA, AMANDA RODRIGUES BARBOSA, GISELE GARCIA ZANCA, CRISTIANE RODRIGUES PEDRONI