Dados do Trabalho


Título do trabalho

EDUCAÇÃO EM DOR E OS EFEITOS NO MANEJO DA DOR LOMBAR CRONICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

A dor crônica afeta um terço da população adulta em todo o mundo. Dentre elas, a dor lombar crônica é a condição mais prevalente. Sendo considerada um problema de saúde pública, com impactos psicossociais e funcionais como, limitação de atividades de vida diária, afastamento do trabalho, depressão, ansiedade. Dessa forma, a abordagem biopsicossocial no manejo da dor lombar crônica se faz necessária e vem sendo bastante discutida em busca dos melhores efeitos terapêuticos.

Objetivo

O presente estudo tem por objetivo buscar evidências sobre os efeitos da abordagem por meio da Educação em Dor no manejo de sintomas em indivíduos com dor lombar crônica.

Metologia

Foi feita a busca na base de dados Pubmed com a seguinte frase: (“pain education”) AND (“low back pain”), totalizando 166 artigos. No portal eletrônico SCIELO foram encontrados 54 artigos. Os critérios de inclusão foram estudos controlados e randomizados, publicados nos últimos seis anos e na língua inglesa. Critérios de exclusão foram publicações que não respondessem à pergunta norteadora: “qual o impacto da educação em dor em indivíduos com dor lombar crônica?” e artigos duplicados.

Resultados

Fizeram parte da revisão 8 estudos. Sendo 7 encontrados na base de dados Pubmed e 1 no portal Scielo. Contendo majoritariamente estudos de intervenção baseados na comparação ou em conjunto educação em dor e tratamento convencional. Sendo mais eficaz os resultados com manejo das abordagens em conjunto. O desfecho encontrado foi variáveis como incapacidade, catastrofização, equilíbrio, qualidade de vida, intensidade da dor, autoeficácia, medo e evitação ao movimento.

Discussão

O manejo da dor lombar crônica analisando o perfil biopsicossocial da população, buscando atender na integralidade do usuário se faz necessária. Analisando o uso de estratégias convencionais e medicamentosas incompletas, a abordagem educação em dor vem buscando preencher lacunas no manejo. Desmistificando crenças que interferem em melhores resultados do tratamento e tornando o usuário parte ativa desse processo.

Conclusão

A abordagem educação em dor se mostrou eficaz principalmente nas variáveis incapacidade, catastrofização e dor. Associada a aplicação de exercícios a eficácia aumenta. Aliada a esse modo de intervenção, a internet se torna um meio que contribui para a abordagem,. Dessa forma, mediante o número alto de metodologias utilizadas sugere-se mais estudos a fim de descobrir o “padrão-ouro” da abordagem educação em dor no tratamento da dor lombar crônica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Educação em dor, dor lombar crônica, saúde pública

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

SUENDI STIFFT NORNBERG, BEATRIZ HENQUIQUES MANSANARI, MANOELA COSTA, SOFIA DEWES, LAUREN MEDEIROS, ANA ALICE CARDOSO FARIA, MAÍRA JUNKES CUNHA