Dados do Trabalho


Título do trabalho

DOR E FUNCIONALIDADE EM MULHERES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO

Introdução

A Osteoartrite de joelho (OAJ) é caracterizada pela dor articular, desgaste da cartilagem articular, esclerose do osso subcondral, atrofia muscular, deformidade e progressiva perda de função, além de ser considerada a forma clínica mais incapacitante da doença. Em indivíduos com OAJ a dor e o comprometimento da função muscular podem afetar significativamente a mobilidade funcional, levando a dificuldades na realização das atividades cotidianas e tornando-os dependentes do auxílio de outros.

Objetivo

Verificar a relação entre o nível de dor e funcionalidade em mulheres com OAJ.

Metologia

Participaram deste estudo 27 mulheres, com idade entre 50-70 anos, com diagnóstico médico de OAJ tibiofemoral, residentes na comunidade. Para avaliação das voluntárias foi aplicado o questionário Womac, composto de 3 subitens: intensidade da dor (0-20), rigidez articular (0-8) e atividade física (0-68). Para análise estatística foi aplicado o teste de correlação de Pearson para ver a associação entre a pontuação dos subitem dor e atividade física. Foi considerado nível de significância p<0.05.

Resultados

A média dos escores obtidos em cada subitem foram: intensidade da dor 9,07; rigidez articular 2,87 e atividade física 24,96. Houve correlação positiva entre os itens intensidade da dor e grau de dificuldade na realização de atividades físicas (p <0,001, r = 0,998).

Discussão

O estudo propôs avaliar o quadro álgico de mulheres com OAJ, a fim de compreender a sua relação com as alterações funcionais. A dor é uma sensação particular desagradável que afeta o indivíduo em dimensões fisiológicas e funcionais reduzindo sua qualidade de vida, além de relacionar-se ao fato de 25% dos portadores não executarem suas principais atividades de vida diária. De acordo, os resultados mostram ligação entre o quadro álgico e seu impacto direto na diminuição da capacidade funcional.

Conclusão

Através dessa análise, pode-se concluir que em mulheres com osteoartrite de joelho quanto maior a dor auto relatada, maior a incapacidade funcional, gerando impacto significante em suas vidas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Osteoartrite de Joelho; Dor articular; Funcionalidade.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - São Paulo - Brasil

Autores

LUISA PEREIRA FERNANDES, Deborah Hebling Spinoso