Dados do Trabalho


Título do trabalho

EVOLUÇAO DO GRAU DE FORÇA MUSCULAR DE PACIENTES POS-AVCI AVALIADOS POR FISIOTERAPEUTAS UTILIZANDO A ESCALA MRC EM AMBIENTE HOSPITALAR

Introdução

Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a interrupção do fornecimento do fluxo sanguíneo que provoca danos ao cérebro, sendo isquêmico (AVCI) ou hemorrágico (AVCH), cujos sintomas podem incluir fraqueza, parestesia, perda funcional musculoesquelética, disartria, entre outros, podendo evoluir ao óbito. O escore Medical Research Council (MRC) pode ser utilizado na avaliação destes pacientes caracterizando o seu grau de força, a fim de minimizar os problemas correlacionados e otimizar a reabilitação.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a evolução do grau de força muscular de pacientes pós-AVCI por meio do escore MRC com base nos registros de prontuários eletrônicos do Hospital de Base de São José do Rio Preto - SP colhidos por fisioterapeutas na admissão e na alta hospitalar.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal e comparativo realizado através de uma análise de prontuários eletrônicos.

Resultados

Mediante os dados colhidos dos prontuários, nenhum paciente apresentou piora durante a permanência hospitalar de acordo com a escala.

Discussão

Foram analisados 42 prontuários de pacientes pós-AVCI, com a média de idade entre 51 e 60 anos, onde o MRC mostrou-se uma escala de análise de força muscular subjetiva, principalmente para pontuar os graus 4 e 5, pois varia de um avaliador para outro, podendo comprometer os resultados.

Conclusão

O AVCI interfere na capacidade funcional, podendo apresentar comprometimentos motores dos membros superiores e inferiores que afetam a capacidade de realização das atividades de vida diária, bem como a participação social do indivíduo. Com sinais clínicos difusos, em sua fase aguda, os pacientes necessitam de uma equipe multidisciplinar para desenvolver um tratamento personalizado e identificar as perdas funcionais provenientes de dados descritivos do paciente antes do AVC, torna-se primordial.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

AVCI, escala MRC, força muscular, fisioterapia, ambiente hospitalar.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Paulista - UNIP - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA COSTA MERIGHI, Gabriela Novaes Guimarães, Juliana Nascimento Alves Pires, Thiago Barbosa Maia, Patricia Cavalcante Forni