Dados do Trabalho


Título do trabalho

IMPACTO DA REALIDADE VIRUTAL SOBRE O EQUILIBRIO POSTURAL E A QUALIDADE DE VIDA EM INDIVIDUOS CINESIOFOBICOS

Introdução

A sensação de estar suscetível à dor e/ou a lesão colabora para o aumento nas limitações da funcionalidade geral de um indivíduo, provocando efeitos deletérios do imobilismo e da inatividade física. O termo cinesiofobia é utilizado para definir essas sensações como o medo excessivo, irracional e debilitante do movimento e da atividade física, o que resulta em sentimentos de suscetibilidade à dor ou receio de reincidência da lesão (Siqueira, et. al., 2007). No que diz respeito às estratégias para melhorar a cinesiofobia, dados os avanços da biotecnologia, a realidade virtual torna-se um importante complemento terapêutico ao utilizar o jogo ativo combinado à exercícios físicos com jogo. Essas ferramentas possuem sensores que captam o movimento real e o traduzem em um ambiente virtual que anima o usuário, possibilitando atividades físicas interativas (Amaral, 2019).

Objetivo

Analisar os efeitos da realidade virtual sobre o equilíbrio postural e a qualidade de vida em indivíduos cinesiofóbicos da cidade de Uruguaiana/RS.

Metologia

Trata-se de um estudo tipo série de casos, com indivíduos cinesiofóbicos avaliados primeiramente com os questionários de Escala de Cinesiofobia de Tampa (ECT) e Qualidade de Vida (SF-36) antes e após a Realidade Virtual, onde logo após responderem os questionários foram realizadas avaliações utilizando a Posturografia Dinâmica computadorizada por meio do Balance Manager da NeuroCom International Inc. Para a intervenção com a Realidade Virtual foi utilizado o Xbox 360 com Kinect, sendo o jogo selecionado para o estudo o jogo Kinect Adventures, onde após cinco sessões de Realidade Virtual os pacientes foram novamente reavaliados. Para análise estatística, foi utilizado o Teste T de Student (p<0,05).

Resultados

Participaram do estudo cinco indivíduos de ambos os sexos com média de idade de 50±15,86 anos. Observou-se que, após apenas cinco sessões de Realidade Virtual, segundo a ECT, quatro indivíduos deixaram de ser cinesiofóbicos, com escore inferior a 37 pontos, ponto de corte desta escala, com valores estatisticamente significantes (p=0,004), assim como melhora da qualidade de vida, em especial, o aspecto social (p=0,029) e melhora do equilíbrio postural.

Discussão

Salienta-se a importância deste, tendo em vista que este apresenta os benefícios do uso da realidade virtual em indivíduos cinesiofóbicos, assim como a relação destes com a qualidade de vida e equilíbrio postural. Os participantes da pesquisa apresentaram melhor qualidade de vida no domínio de aspecto social com valores estatisticamente significantes e isso nos leva a pensar em abordagens terapêuticas como o uso da realidade virtual são realmente eficazes para a melhoria dos aspectos biopsicossociais (Jung, 2020; Mosadeghi, 2016), corroborando aos achados de nosso estudo.

Conclusão

Verificou-se com esse estudo que houve melhora do escore dos indivíduos antes cinesiofóbicos, melhora do equilíbrio postural, assim como melhora da qualidade de vida dos participantes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cinesiofobia, Qualidade de Vida, Realidade Virtual, Fisioterapia.

Área

Série de casos

Instituições

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NELSON FRANCISCO SERRAO JUNIOR, Elio Ferreira de Menezes Costa, Rodrigo de Souza Leite, Iasmin Pinto Dutra, Manoela Jacobsen Sin, Martyna Preuss da Cruz, Lidiele Roque Bueno