Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA NAS REPERCUSSOES DA MERALGIA PARESTESICA: UMA REVISAO DE LITERATURA

Introdução

A meralgia parestésica (MP) é uma mononeuropatia compressiva do nervo cutâneo femoral lateral da coxa. Como consequência, repercute em dor neuropática (DN), parestesias e perda de sensibilidade na região anterolateral da coxa. Dentre as principais causas podemos citar patologias associadas e traumáticas. O tratamento para a MP pode ser invasivo ou conservador, sendo a fisioterapia um recurso eficaz para minimizar os sintomas da MP.

Objetivo

Discorrer sobre as caraterísticas da MP e atuação do fisioterapeuta.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Scielo. Os Descritores em Ciências da Saúde utilizados foram "Femoral Neuropathy" e “Physical Therapy”. Os critérios de inclusão foram estudos publicados nos últimos 5 anos que mostrassem a atuação do fisioterapeuta nas repercussões da MP. Os critérios de exclusão foram artigos com data anterior aos últimos 5 anos.

Resultados

Foram encontrados 23 artigos relacionados sob o uso dos descritores e critérios estabelecidos nas bases de dados, sendo selecionados 5 artigos na BVS, 4 na Scielo, 3 na Pubmed.

Discussão

A Fisioterapia é um meio de tratamento importante no manejo da MP. Estudos constataram que uma intervenção de exercícios, incluindo alongamento e atividades aeróbicas, melhoram os sintomas de neuropatia periférica. Além de exercícios, é indicada a aplicação da estimulação elétrica nervosa transcutânea, devido aos seus efeitos analgésicos no alívio da DN. Terapias alternativas também têm sido propostas, foi demonstrado em alguns estudos que a massagem clássica também promoveu melhora da DN.

Conclusão

Dessa forma, a Fisioterapia possui técnicas e recursos terapêuticos eficazes na atenuação do quadro sintomatológico da MP, sendo importante para o seu tratamento. Contudo, foi constatada a escassez de estudos voltados para a atuação do fisioterapeuta nas repercussões da MP. Assim, nota-se a necessidade de mais pesquisas acerca da temática exposta.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Meralgia parestésica; Fisioterapia; Neuropatía Periférica; Reabilitação.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

DAUAN MONTEIRO SANTOS, LAURINDA DA SILVA SOLANO REIS, LUCAS PINTO DE OLIVEIRA, JOYCE SUELY DE SOUZA ALVARENGA RODRIGUES, RENATA AMANAJÁS DE MELO