Dados do Trabalho


Título do trabalho

INFLUENCIA DA CINEMATICA DA CAIXA TORACICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES NASCIDOS PRE-TERMO: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Introdução

O nascimento pré-termo, que ocorre antes de completar 37 semanas de gestação, provoca alteração da função pulmonar. Os distúrbios respiratórios neonatais podem influenciar no desenvolvimento pulmonar, que podem ser avaliados por meio do teste de função pulmonar. Dentre eles está a Pletismografia Optoeletrônica (POE), que é capaz de avaliar os movimentos tridimensionais da caixa torácica e medir o percentual de contribuição do compartimento toracoabdominal de lactentes sobre o volume pulmonar.

Objetivo

Identificar a contribuição dos compartimentos da caixa torácica sobre o volume pulmonar e investigar sua influência sobre o desenvolvimento motor de lactentes nascidos pré-termo.

Metologia

Estudo transversal comparou a contribuição da caixa torácica pulmonar (VC_RCP), caixa torácica abdominal (VC_Rca) e abdômen (AB) sobre o volume corrente (VC) por meio da POE e o desenvolvimento motor por meio do Teste da Performance Motora de Bebês (TIMP), entre lactentes nascidos a termo (LNT) e pré-termo (LNPT). Obteve-se uma amostra de 39 lactentes (17 LNT e 22 LNPT) avaliada na idade de 3-4 meses de idade pós-menstrual.

Resultados

Ambos os grupos apresentaram variáveis respiratórias semelhantes, exceto no tempo expiratório (p=0.04), que foi menor no grupo de LNPT. Os percentuais de contribuição do VC_RCP, VC_Rca e AB foram semelhantes e com predominância de 84,55% na região do abdômen e 4% a menos de contribuição do %VC_Rca no grupo de LNPT. Nenhum grupo apresentou desenvolvimento motor atípico para a idade. Não houve influência da cinemática da caixa torácica sobre o desenvolvimento motor de LNPT.

Discussão

Esperava-se que a prematuridade e o uso de assistência ventilatória mecânica iriam influenciar no percentual de contribuição dos compartimentos da caixa torácica sobre o VC e que tal condição repercutiria nas habilidades motoras em LNPT. Parece que essa condição foi uma resposta de compensação dos LNPT para conseguirem manter os percentuais de contribuição de VC_Rcp, VC_Rca e VC_AB semelhantes a LNT saudáveis e que não influenciou sobre o desenvolvimento motor nos LNPT.

Conclusão

Parece que os LNPT adotaram um tempo expiratório menor como uma resposta de compensação para conseguirem manter variáveis respiratórias e percentuais de contribuição do VC_Rcp, VC_Rca e VC_AB sobre o VC semelhantes aos do grupo de LNT e não apresentaram relação com o desenvolvimento motor de lactentes nascidos pré-termo no primeiro trimestre de vida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Prematuridade, cinemática pulmonar, desenvolvimento neurosensoriomotor, Pletismografia Optoeletrônica.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

IASMIM GUSMAO DE MESQUITA GONÇALVES, Jamile Alves Lima, Lívia Gabriely Melo da Silva, Harrison Euller Vasconcelos Queiroz, Armele de Fátima Dornelas de Andrade, Cyda Maria de Albuquerque Reinaux