Dados do Trabalho


Título do trabalho

PERCEPÇAO DA VERTICALIDADE EM ESCOLARES: DADOS NORMATIVOS

Introdução

O controle postural envolve a integração entre os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo com as características musculo esqueléticas. Uma das variáveis do controle postural é a percepção da verticalidade. Não se sabe se o seu desenvolvimento é semelhante ao período de maturação do controle postural como um todo, que chega ao final por volta de 8 a 12 anos de idade.

Objetivo

Portanto o objetivo deste estudo foi investigar a percepção de verticalidade em escolares, avaliando a subjetiva vertical visual (SVV) e a subjetiva vertical háptica (SVV).

Metologia

Estudo transversal com amostra de conveniência de 8 meninas e 15 meninos (7 a 11 anos). O estudo foi aprovado pelo CEP da UFTM (CAAE:03824318.3.0000.5154). O teste da SVV foi feito com um balde com uma linha interna vertical fluorescente alinhada a um transferidor externo. O balde era rodado 15° pelo examinador que depois retornava até participante dar sua percepção da vertical. O mesmo era solicitado no teste SVH, por meio de uma alavanca, em movimentos de antebraços D e E.

Resultados

Nós apresentamos, em valores absolutos, dados normativos para os escolares. As médias, de 5 repetições de cada teste, foram maiores que os valores de corte relatados na literatura para amostras de adultos (SVV: 2,5; SVH entre 1,5 e 3), além da alta variabilidade inter-indivíduos (SVV: 4,09±4,40; SVH D: 3,98 ±2,97; SVH E 3,55±2,34).

Discussão

Em média, escolares ainda têm dificuldade na percepção de verticalidade, apresentando valores superiores a indivíduos adultos saudáveis tanto para a subjetiva vertical visual quanto para a háptica. A alta variabilidade entre os valores reflete que esse componente do controle postural parece ainda estar em desenvolvimento nesta faixa etária. E os fatores que influenciam na percepção da verticalidade podem estar relacionados com a idade e maturação das informações visuo-vestibulares, dos sensores somestésicos e da via proprioceptiva.

Conclusão

Os resultados mostram que a percepção da vertical ainda está em maturação nesta faixa etária, tanto usando o sentido visual (SVV) quanto o proprioceptivo (SVH). A variabilidade reflete que alguns indivíduos tem uma percepção mais acurada enquanto outros ainda estão desenvolvendo tal habilidade.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Equilíbrio; Controle Postural e Avaliação.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFTM-Universidade Federal do Triangulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

MYRIAN SILVA OLIVEIRA