Dados do Trabalho
Título do trabalho
CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES POS CANCER DE MAMA.
Introdução
O CA de mama em si, suas variações e posteriores tratamentos, podem ocasionar uma infinidade de déficits funcionais, sendo estes associados ao impacto que o tratamento tem sobre as atividades diárias, podendo comprometer a capacidade funcional e qualidade de vida dos mesmos.
Objetivo
Avaliar a capacidade funcional e qualidade de vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, após os respectivos tratamentos para esta patologia.
Metologia
Estudo transversal, observacional e exploratório. Composto por 30 mulheres diagnosticadas com CA de mama. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms intitulado “Capacidade Funcional e Qualidade de Vida de Mulheres Pós Câncer de Mama”, composto pelos questionários EORTC QLQ-C30 e QLQ-BR23.
Resultados
As participantes com CA de mama apresentaram comprometimento na capacidade funcional no que se refere a grandes esforços e pouca interferência da dor nas atividades de vida diária. Os dados obtidos apontam que as repercussões socioeconômicas não foram expressivas, sendo que as mesmas não vivenciam dificuldades financeiras. No entanto, as participantes relataram receio quanto à perspectiva sobre a sua saúde e insatisfação com a imagem corporal.
Discussão
O comprometimento da capacidade funcional relacionado a grandes esforços destacado nesse estudo também foi evidenciado por outros autores. Alguns estudos destacam que cerca de uma em cada cinco mulheres (21%) vivenciaram alguma forma de dificuldade financeira relacionada ao CA de mama ou ao tratamento.
Conclusão
O estudo evidencia que mulheres com CA de mama manifestam comprometimentos na capacidade funcional e interferência da dor nas AVD’s. As repercussões socioeconômicas não foram consideráveis, e destaca-se que esta população apresenta apreensão quanto à perspectiva sobre a sua saúde e insatisfação com a imagem corporal.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Carcinoma Mamário. Habilidade Física. Impacto no Estado de Saúde.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil
Autores
LARISSY NASCIMENTO BORGES, Joyce Teixeira Torquato, Larissa Damasio Maciano, Ana Cristina Farias Oliveira