Dados do Trabalho


Título do trabalho

COMPARAÇAO DO IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM INCONTINENCIA URINARIA DE URGENCIA TRATADAS COM DIFERENTES MODALIDADES DE ELETROESTIMULAÇAO BILATERAL DO NERVO TIBIAL: RESULTADOS PRELIMINARES DE ENSAIO CLINICO ALEATORIZADO.

Introdução

A incontinência urinária de urgência (IUU) é um dos tipos mais frequentes de incontinência urinária e impacta diretamente a qualidade de vida principalmente de mulheres. A neuromodulação vesical por meio da estimulação elétrica transcutânea do nervo tibial tem sido uma das modalidades terapêuticas mais indicadas para o tratamento dessa disfunção, porém estudos com diferentes modalidades e parâmetros de correntes são ainda escassos.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi quantificar e comparar os efeitos de diferentes modalidades de eletroestimulação bilateral do nervo tibial sobre o impacto e qualidade de vida de mulheres com IUU.

Metologia

Participaram mulheres com IUU, divididas aleatoriamente de acordo com cinco diferentes correntes, que realizaram 20 sessões, tratadas exclusivamente com eletroestimulação bilateral no nervo tibial. O questionário ICIQ-SF (International Consultation Incontinence Questionnaire Short Form) foi aplicado na primeira e vigésima sessão de tratamento. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética (nº 3.272.572) e registrado no REBEC (RBR-8bkkp6). Dados analisados com teste Anova one-way no SPSS 24.0.

Resultados

Os resultados preliminares de 35 mulheres mostram que, até o momento, as pontuações dos questionários ICIQ-SF alteraram de forma significativa para os grupos tratados com as correntes Aussie Média Frequência (p= 0,02), Alta Voltagem (p = 0,01) e Interferencial Média Frequência (p = 0,001), sem superioridade entre elas. Já as correntes Tens Alta e Baixa frequência não apresentaram mudanças significativas nas pontuações.

Discussão

A indicação de melhores resultados para as correntes de média frequência e alta voltagem pode estar relacionada a menor duração de pulso dessas modalidades, permitindo uma menor resistência da pele a passagem da corrente e favorecendo assim atingir tecidos mais profundos. Dessa forma, a eleição de outras modalidades de correntes pode facilitar a prática clínica de forma satisfatória para o tratamento da IUU.

Conclusão

Até o presente momento, o impacto em mulheres com IUU foram amenizados especialmente pelas correntes de média frequência e alta voltagem, sem grandes respostas para o tratamento com TENS quando aplicado bilateralmente no nervo tibial.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

eletroestimulação, incontinência urinária, qualidade de vida.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Botucatu - São Paulo - Brasil, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista em Rio Claro, Rio Claro-SP, São Paulo. - São Paulo - Brasil - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Marília – São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

STEFFANY PORRINO VIEIRA, DANIELLE HIKARU NAGAMI, RENATA CRISTINA RODRIGUES, ANGELICA MÉRCIA PASCON BARBOSA, CRISTIANE RODRIGUES PEDRONI