Dados do Trabalho


Título do trabalho

RELAÇAO DA PNEUMONIA COM A EXPOSIÇAO DE TABACO EM CRIANÇAS

Introdução

A exposição de crianças ao tabagismo ocorre geralmente em suas casas com os seus responsáveis, aumentando as chances durante a infância de desenvolverem doenças respiratórias como a pneumonia, considerada a principal causa de doenças infecciosas em crianças e com isso, acarretando o maior número de mortes (MYERS; SHILOH, ROSEN, 2018). As crianças são o maior foco, pois apresentam o sistema imunológico pouco desenvolvido, propiciando o desenvolvimento de diversos tipos de patologias (LANDRIGAN; KIMMEL, CORREA et al., 2004).

Objetivo

O objetivo do estudo é identificar o índice de pneumonia em crianças expostas a fumantes ativos de tabaco.

Metologia

Trata-se de um artigo original. A coleta foi realizada no Hospital Público Casa de Saúde (HCS), na Unidade Pequeno Príncipe (pediatria) no município de Santa Maria, no período de abril a novembro de 2022. Mediante aprovação do COMIC do HCS e do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Franciscana sob parecer nº 5.469.528. Os critérios de inclusão eram: crianças até 5 anos de idade, internadas pelas seguintes doenças respiratórias: Pneumonia, Asma e Bronquiolite.

Resultados

Foram incluídos 62 questionários com respostas referentes à temática determinada. Diante disso, os resultados evidenciaram que 46% das crianças internadas apresentaram diagnóstico de pneumonia durante o período da pesquisa e 53% dos mesmos apresentavam familiares sendo fumantes ativos.

Discussão

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estimou que cerca de 700 milhões de crianças foram expostas à fumaça do tabaco, principalmente em suas casas. Sendo que no estudo de ZHUGE; Yang et al., 2020 com crianças de 3 a 8 anos nos jardins de infância, mostrou que 45,4% das crianças investigadas estavam expostas ao tabagismo dos pais atualmente e dessas 32,3% apresentaram diagnóstico de pneumonia, considerando que os mesmos apresentam sistemas imunológicos mais vulneráveis.

Conclusão

Por meio dos resultados apresentados, conclui-se que cerca de 53% das crianças internadas por pneumonia apresentavam pais ou familiares sendo fumantes ativos. Por tratar-se de uma porcentagem expressiva, torna-se importante a conscientização dos responsáveis acerca do uso do tabaco como causador de doenças respiratórias em ambientes domiciliares.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

crianças, pneumonia, tabaco.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

VINICIUS SPAGNOL REGASSON, Nathália de Almeida Lavarda, Luiza Oliveira Borin, Barbara Henker, Vívian de Pieve Antunes