Dados do Trabalho
Título do trabalho
METODOS VENTILATORIOS UTILIZADOS NA SINDROME DA MEMBRANA HIALINA
Introdução
A Síndrome da Membrana Hialina (SMH) também conhecida como Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-nascido é comum em neonatos pré-termo, sobretudo naqueles nascidos com idade gestacional inferior a 28 semanas; esta doença ocorre pela imaturidade do pulmão pós-natal. Devido a isso, ela se apresenta como deficiência na produção de surfactante necessário para manutenção da estabilidade/expansão do alvéolo e complacência pulmonar, podendo levar a hipoxemia e acidose respiratória.
Objetivo
Revisar sistematicamente os métodos ventilatórios utilizados no tratamento da SMH em prematuros com idade inferior a 36 semanas.
Metologia
Foram selecionados ensaios clínicos controlados e randomizados e excluídos artigos de revisão, estudo de caso e teste controle, nas bases de dados BVS, PubMed e LILACS nos últimos 5 anos, artigos nos idiomas português e inglês que abordaram os principais métodos ventilatórios utilizados na SDRA.
Resultados
Dentre os 17 artigos encontrados, 12 abordaram o CPAP em comparação a outros métodos de ventilação não invasiva e foram inclusos, 5 foram retirados por não abordarem o uso de CPAP ou somente associar outros métodos de VNI.
Discussão
A ventilação mecânica não invasiva é preconizada no tratamento da SDRA após introdução do surfactante via INSURE, por apresentar menor risco de hemorragias e comprometimento de vias respiratórias. O CPAP é mais utilizado em relação ao BiPAP e nIPPV. O uso contínuo de CPAP pode levar há danos como distensão gástrica; este foi mantido duas semanas a mais para avaliar sua eficácia; sendo o maior tempo de uso não trouxe danos, observando aumento da capacidade residual funcional.
Conclusão
Portanto de acordo com o estudo, os métodos de tratamentos não invasivos como CPAP são mais preconizados, pois é a forma mais utilizada onde não oferece tantos riscos ao paciente, favorecendo melhor conforto e estabilidade hemodinâmica. Além disso, a utilização de surfactante nebulizado no pós-parto imediato diminuiu as chances de uma possível intubação orotraqueal.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Ventilação mecânica; Síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido; Membrana hialina; Prematuro
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Universidade da Amazônia (UNAMA) - Pará - Brasil
Autores
GEIZILETE MONTEIRO TEIXEIRA, Aiana de Castro Magno, Diego Aleixo Vieira, Cleonice Rodrigues Fialho, Axell Timotheo Lima Acioli Lins