Dados do Trabalho


Título do trabalho

A PERCEPÇAO DE USUARIOS DE CADEIRA DE RODAS MANUAIS SOBRE OS FATORES AMBIENTAIS EM SUPORTE E RELACIONAMENTOS DA CLASSIFICAÇAO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAUDE.

Introdução

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um sistema de classificação que descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saúde, classificando a saúde pela perspectiva biológica, individual e social em uma relação multidirecional. A percepção dos usuários de cadeira de rodas manuais sobre os fatores ambientais em suporte e relacionamentos é uma área importante que se enquadra nessa classificação.

Objetivo

Obter uma compreensão aprofundada da estigmatização da sociedade e família no suporte emocional e cuidado por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) de pessoas usuárias de cadeiras de rodas manuais.

Metologia

Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Os participantes da pesquisa foram pessoas com deficiência física adquirida, usuárias de cadeiras de rodas manual, maiores de 18 anos que concordaram em participar da pesquisa após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas aos participantes com questões em torno dos domínios dos componentes ambientais da CIF. Esse projeto foi aprovado no CEP 4.821.295 e teve financiamento do UNIEDU.

Resultados

Categorias identificadas: Estigmatização da sociedade e família no suporte emocional e cuidado. Na Estigmatização da sociedade: "Ou é como o super-herói de superação, ou é o 'nossa, que coitadinho está na cadeira (P1)", "Antes eu não pensava sobre acessibilidade, hoje se eu saio eu percebo tudo (P2)". Na Família: "Minha família principalmente, e amigos, se precisar, tão ajudando (P7)"; "No início tinha meu irmão que me ajudava, mas conforme fui aprendendo, conseguia sair sozinho (P9)".

Discussão

O cotidiano das pessoas com deficiência física apresenta vários obstáculos, dificuldades e superações. Além das relações com a sociedade e com o serviço de saúde, o desenvolvimento das pessoas com deficiência é influenciado pelas interações que estabelecem com o sistema familiar, sobretudo pelo modo como a família lida com a pessoa e com a deficiência.

Conclusão

Este estudo investigou a estigmatização da sociedade e família no suporte emocional e cuidado com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Os resultados destacam a persistência da estigmatização social direcionada a cadeirantes, mas também revelam o papel fundamental desempenhado pela família como fonte de apoio emocional e prático, promovendo a inclusão e a qualidade de vida desses usuários.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fatores ambientais; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Usuários de cadeiras de rodas manuais.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Saúde Pública

Instituições

UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

CAMILA CRISTINE TAVARES, FABÍOLA HERMES CHESANI, MARIGLEICE PAULINE STOLBEN, RAIANE HENRIQUES DA SILVA, LAURA CRISTINA GAI