Dados do Trabalho
Título do trabalho
O EFEITO DO DRY NEEDLING E DA TERAPIA MANUAL NA DOR CERVICAL
Introdução
A cervicalgia é um desconforto na parte superior da coluna vertebral, englobando os músculos da região posterior, lateral e anterior ao pescoço. Hodiernamente, a dor cervical é uma das principais causas de incapacidade, podendo prejudicar a funcionalidade, a participação social, o cognitivo e o financeiro. (COUMO, et al., 2022). Existem diversas formas de tratamento para a dor cervical, como a terapia manual, os exercícios de fortalecimento da região do pescoço, as manipulações e mobilizações da coluna torácica e o Dry Needling.
Objetivo
Avaliar através de uma revisão de literatura, o efeito do dry needling e da terapia manual na dor cervical.
Metologia
Trata-se de uma revisão de literatura, incluindo artigos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2017 e 2023. Foi realizado uma busca de artigos nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e no Portal de Periódicos CAPES, utilizando as seguintes palavras chaves: Agulhamento a seco (dry needling) e dor na cervical (neck pain). As palavras-chaves foram relacionadas entre si através do operador booleano ''AND''.
Resultados
Através de uma busca realizada na base de dados do PubMed e no Portal de Periódicos CAPES foram encontrados 4 artigos no PubMed e 77 no CAPES. Destes, foram incluídos 5 artigos que utilizaram o dry needling e a terapia manual na população acometida pela dor cervical, 4 estudos evidenciaram benefícios na amplitude de movimento funcionalidade e intensidade da dor, 1 artigo relata que o Dry needling não forneceu valor adicional. Os 76 artigos restantes não possuíam compatibilidade com o estudo.
Discussão
Evidencia-se que o Dry needling possui duas modalidades, com base na profundidade da inserção, a superficial proporciona analgesia por hiperestimulação e a profunda atua diretamente nos pontos-gatilhos miofasciais gerando uma contração muscular involuntária (RODRIGUES, et al., 2022).
Em outro viés, a terapia manual consiste na aplicação de pressão na região do ponto-gatilho miofascial. Os estudos comparam ou associam as técnicas de Dry Needling e terapia manual no manejo da cervicalgia.
Conclusão
Portanto, diante dos resultados analisados o dry needling e a terapia manual podem ser uma opção de tratamento não farmacológico para a cervicalgia, pois apresentam resultados positivos nos quesitos acerca da intensidade da dor, função e incapacidade. Logo, se faz necessário a realização de mais pesquisas acerca do tema e da associação das técnicas visando fornecer melhores evidências.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Dor cervical; dry needling; terapia manual
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
UFN - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
CARLOS ALBERTO ROANI JUNIOR, Sofia Pinto Barão, Sheila Spohr Nedel