Dados do Trabalho


Título do trabalho

O IMPACTO DA ATIVIDADE FISICA NA OSTEOARTRITE DE JOELHO

Introdução

A osteoartrite (AO), é uma patologia caracterizada pela degeneração articular progressiva, sendo uma das principais doenças crônicas, afetando em maior número a população adulta e idosa, impactando na funcionalidade e desencadeando dor (GOHIR, et al., 2021). Nesse sentido, existem opções de tratamentos, entre eles o cirúrgico, o farmacológico e o conservador, o qual engloba exercícios físicos e fisioterapia.

Objetivo

Avaliar através de uma revisão de literatura, o impacto da atividade física na osteoartrite de joelho.

Metologia

Trata-se de uma revisão de literatura, incluindo artigos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2018 e 2023. Dessa forma, foi realizado uma busca de artigos na base de dados National Library Of Medicine (PubMed), utilizando as seguintes palavras chaves: Osteoartrite (osteoarthritis), joelho (knee) e exercício (exercise). As palavras-chaves foram relacionadas entre si através do operador booleano ‘’AND’’.

Resultados

Através de uma busca realizada na base de dados National Library of Medicine (PubMed), resultou em 195 artigos. Destes, foram incluídos 13 artigos que abordaram a atividade física em suas modalidades como exercício de fortalecimento muscular, treinos de resistência e aeróbicos na população acometida pela osteoartrite de joelho, evidenciando resultados benéficos na funcionalidade, amplitude de movimento e intensidade da dor. Os 182 artigos restantes não possuíam compatibilidade com o estudo.

Discussão

A atividade física regular é uma importante ferramenta acerca do controle da dor crônica, o exercício aumenta a produção de opióides endógenos que produzem analgesia transitória (OLIVEIRA, et al., 2019).
Ademais, o exercício quando comparado com os anti-inflamatórios comumente usados para o tratamento de osteoartrite oferecem benefícios na função articular, na redução da dor e na funcionalidade, melhorando a qualidade de vida da população acometida (CHAO, et al., 2021).

Conclusão

Portanto, diante dos resultados visualizados o exercício físico deve ser uma opção de tratamento, pois apresenta resultado benéfico na função articular, na redução da dor em pacientes com osteoartrite de joelho, além do seu custo ser baixo em comparação aos anti-inflamatórios.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Osteoartrite de joelho; exercício

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

UFN - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CARLOS ALBERTO ROANI JUNIOR, Sofia Pinto Barão, Sheila Spohr Nedel