Dados do Trabalho


Título do trabalho

A LIBERAÇAO MIOFASCIAL MELHORA A ALCANCE DE MOVIMENTO LOMBAR EM ESTUDANTES

Introdução

A coluna lombar é composta por diversas estruturas rígidas e moles, dentre elas, a fáscia toracolombar, uma estrutura complexa e muito importante, que auxilia na sustentação e sustentação e mobilidade do tronco. A diminuição da mobilidade está associada à presença de lombalgia.

Objetivo

avaliar o efeito da liberação miofascial na amplitude de movimento da coluna lombar em indivíduos saudáveis.

Metologia

Trata-se de um estudo quase-experimental. Vinte mulheres jovens foram avaliadas quanto à postura e mobilidade de tronco por meio de biofotogrametria computadorizada, ponta do dedo ao chão e teste de Schöber antes e após protocolo de liberação miofascial da fáscia toracolombar.

Resultados

A liberação miofascial aumentou a mobilidade da coluna lombar através da melhora da mobilidade observada no Schöber e ponta do dedo ao chão (p<0,05), bem como resultou em melhor alinhamento dos ombros, curvatura torácica e diminuição dos desvios laterais da coluna lombar e torácica.

Discussão

No presente estudo, os achados após a liberação miofascial mostram que houve aumento estatisticamente significativo da flexibilidade e mobilidade da coluna lombar. A fáscia forma uma extensa rede de interconexões no corpo, incluindo tendões que podem levar a perda contínua da funcionalidade, e com isso, acredita-se que a LM seja capaz de diminuir essas aderências, liberando maior complacência do tecido, proporcionando o retorno da funcionalidade das redes fasciais, melhorando assim a flexibilidade. Neste estudo, não foi encontrada correlação entre mobilidade da coluna lombar e inatividade física (dados não apresentados). Isso pode estar relacionado à pequena amostra deste estudo ou a outros conhecidos fatores que limitam a ADM em pessoas sedentárias, notoriamente, o aumento do volume e tônus muscular que limitam a mobilidade devido a fatores físicos e estruturais.

Conclusão

A liberação miofascial da fáscia toracolombar resultou em melhora da mobilidade da coluna lombar e do tronco, além da melhora da postura.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

liberação miofascial, lombalgia, amplitude de movimento, postura.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

EBRAFIM - São Paulo - Brasil, UNINOVAFAPI - Piauí - Brasil

Autores

FRANCISCO VALMOR MACEDO CUNHA, Maiane Laila de Carvalho, Maria Paula Alves Oliveira, BRUNO GONÇALVES DIAS MORENO