Dados do Trabalho


Título do trabalho

AUTOMAÇAO AUDI-GPTEDU: AUDITORIA DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM USANDO CHAT-GPT E TAXONOMIA DE BLOOM NA ANALISE DOS CONTEUDO DE SLIDES

Introdução

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação (IACG) são documentos legais que regem a qualidade de oferta dos cursos superiores. Um dos principais serviços educacionais impactados com a chegada da Inteligência Artificial (IA) está nos processos e procedimentos para planejar trilhas de aprendizagem na formação das competências previstas para o curso, pelas DCN, dentro de padrões de excelência, estabelecidos no IACG.

Objetivo

O estudo relata resultados dos pré-testes da automação de auditoria AUDI-GPTedu mediada por IA, sobre arquivos de slides de aulas. A automação extrai o foco temático do material para, em seguida, aplicar sobre este foco a identificação do objetivo de aprendizagem, guiado pela Taxonomia de Bloom.

Metologia

Relato de caso descritivo experimental mediado pela tecnologia ChatGPT4. Arquivos de slides de três aulas foram auditados por uma sequência sistematizada de prompts chamada rotina AUDI-GPTedu. Os arquivos foram convertidos para o formato PDF e aplicado o plugin AskYourPDF que conecta o arquivo PDF diretamente à conta GPT4 possibilitando a automação de rotinas de prompts. A rotina AUDI-GPTedu aplicou três pilares de verificação dos conteúdos em arquivos PDF: foco de comunicação, pontos de destaque e objetivo de aprendizagem segundo a taxonomia de Bloom. Os resultados foram feitos pela comparação com o plano de aula original.

Resultados

Três arquivos/aulas foram auditados: aulas com temas e unidades curriculares diferentes. Dados extraídos da aplicação da rotina foram pontuados de acordo com a proporção de concordâncias com o plano de aula original. Os resultados encontraram concordância total entre as respostas do ChatGPT4, o conteúdo e os objetivos de aprendizagem estabelecidos nos planos de aula, usando como referência os verbos da Taxonomia de Bloom.

Discussão

Auditar os conteúdos de cada aula por meio dos slides significa avaliar o poder de comunicação entre a curadoria e a formação das habilidades executada, nos termos do plano de aula. A reformulação no conceito de “aula”, imposta pela chegada da IA, começa nesse ponto. Rever aulas e readequar narrativas a partir dos velhos slides leva horas de trabalho, se feito de acordo com a qualidade que estabelecem os indicadores da Dimensão 1 do IACG. A automação AUDI-GPTedu fez isso em minutos, com sucesso.

Conclusão

A IA impôs aos cursos superiores a revisão imediata de métodos na formação do perfil de egressos que devem atuar no mercado de trabalho do futuro. Dar aulas não é mais a principal finalidade docente e reciclar o velho material não servirá ao curso que quer obter conceitos altos junto ao MEC. A automação AUDI-GPTedu mostrou atender aos requisitos que asseguram padrões de qualidade do IACG, liberando tempo docente para ações genuinamente humanas, dentro do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

ChatGPT, competências, taxonomia de Bloom, ensino-aprendizagem, inteligência artificial

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

UFERSA - Rio Grande do Norte - Brasil, UFPR - Paraná - Brasil

Autores

DENISE DA VINHA RICIERI, Raphaela Vasconcelos Gomes Barreto, Fabiano Rodrigues de Souza, Adriana Mara Guimarães de Farias