Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DA MANIPULAÇAO TORACICA INESPECIFICA NO DESEMPENHO E NOS VOLUMES EXPIRATORIOS EM NADADORES

Introdução

Na natação, a mecânica ventilatória é alterada devido à imersão facial intermitente combinada com a biomecânica corporal de propulsão. A ventilação na natação depende da complacência da parede torácica, que está associada aos volumes pulmonares, ou seja, quanto maior a complacência, maiores os volumes pulmonares e as capacidades de fornecer reserva de energia inspiratória e expiratória, consequentemente, uma boa expansão torácica influencia o desempenho do atleta.

Objetivo

Avaliar os efeitos da manipulação torácica nos volumes e capacidades pulmonares em atletas de natação e a influência no seu desempenho durante os 50 metros livres (crawl).

Metologia

Estudo de campo quase experimental com amostragem intencional por conveniência realizado com 15 atletas de dois clubes de natação. A técnica manipulativa torácica foi aplicada após coleta de dados, obtidos a partir de questionário, avaliação de dados antropométricos, cirtometria, manovacuometria, espirometria e para análise de desempenho, equações de Velocidade Média de Natação (MSV), comprimento do ciclo braçada (CLC) e índice de natação (SIN ) com valores calculados no Microsoft Excel

Resultados

Houve redução no tempo, ciclo de braçada e aumento da velocidade nos 50 metros livre após manipulação torácica (p<0,001). Nos parâmetros espirométricos, houve aumento de VEF1, Fef25/75 e PFE (p<0,001).

Discussão

Neste estudo, inicialmente foram coletadas as medidas antropométricas de nadadores onde o perfil da amostra era de atletas jovens, altos e grandes. Neste estudo, observou-se que após a manipulação torácica houve melhora nas variáveis velocidade e tempo, consequentemente também no índice de nado. No entanto, não houve melhora na duração do ciclo de braçada. Os resultados aqui expressos mostraram que a manipulação torácica inespecífica melhorou o desempenho do atleta e esse aumento esteve relacionado com a melhora da velocidade e consequente diminuição do tempo de teste.

Conclusão

A manipulação torácica foi eficaz em melhorar o desempenho de nadadores durante os 50 metros livre (crawl).

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

natação, performance, manipulação, espirometria.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

EBRAFIM - São Paulo - Brasil, UNINOVAFAPI - Piauí - Brasil

Autores

FRANCISCO VALMOR MACEDO CUNHA, Ana Kaline Ferreira da Rocha, Vitória Carolina Sant´ana de Moura Andrade, Bruno Gonçalves Dias Moreno