Dados do Trabalho


Título do trabalho

A IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA ALIADA AOS EXERCICIOS LUDICOS NO BEM-ESTAR DE IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS EM INSTITUIÇAO DE LONGA PERMANENCIA- UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA DE LITERATURA

Introdução

O processo de envelhecimento ocorre nos seres vivos, sendo uma fase com grande perda funcional, cognitiva e social, que são geradoras de limitações para a pessoa idosa, associando-se a uma fase da vida em que o sistema imunológico está perdendo a sua eficiência (BARBOSA et al, 2017). Diante disso a família encontra dificuldades e desafios para o desempenho da função de cuidadora desses idosos, buscando a institucionalização, local que poderá proporcionar o suporte fisioterapêutico adequado.

Objetivo

Verificar na bibliografia a importância da fisioterapia aliada aos exercícios lúdicos na saúde de idosos acima de 80 anos que se encontram institucionalizados.

Metologia

A pesquisa em questão refere-se a uma revisão de literatura, sendo uma pesquisa descritiva e estudo quantitativo. A coleta de dados foi em artigos já publicados nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. Para a seleção do mesmo foi adotado o critério de inclusão: artigo originais publicados entre os anos de 2006 a 2022. O critério de exclusão foi não encontrar o texto completo. Os descritores utilizados foram “Fisioterapia, idoso institucionalizados e lúdico” com as expressões boleanas end.

Resultados

Para a discussão e análise dos resultados foram selecionados 16 artigos, após a leitura dos resumos restaram 6 artigos em texto completo referentes a temática demonstrando que muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas no âmbito da fisioterapia relacionada a promoção da saúde do idoso. Em síntese os autores ressaltam que o objetivo primordial da fisioterapia nas instituições de longa permanência é manter o máximo da capacidade funcional e independência física e mental no meio onde está inserido.

Discussão

Foi possível analisar que as instituições oferecem a pessoa idosa assistência adequada e específica para cada indivíduo. Entre os profissionais que compõe a equipe multidisciplinar está o fisioterapeuta, que tem o objetivo de promover atividades para essa faixa etária que deverão ser constituídas de exercícios lúdicos para que assim haja maior engajamento dessa população. Essas atividades influenciam de forma positiva na inclusão social e promoção de saúde para o envelhecimento ativo.

Conclusão

O envelhecimento populacional é crescente na população brasileira, neste contexto, é importante que o fisioterapeuta esteja inserido na equipe que atua na geriatria com os objetivos de prevenção, tratamento e reabilitação funcional causadas pelo processo de envelhecimento. Os exercícios lúdicos promovem maior engajamento na população idosa institucionalizada pois proporcionam atividades prazerosas, que instigam memórias afetivas e incentivadora dos aspectos físicos e socioemocionais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Idosos; Lúdico; Fisioterapia; Bem-estar; Institucionalização.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia em Gerontologia

Instituições

Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil

Autores

THAIS CAROLINE CASAGRANDE, BIANCA TÂMELA KAPAZI, LUANE PAULA SOUZA