Dados do Trabalho


Título do trabalho

INTERVENÇAO FISIOTERAPEUTICA NA REABILITAÇAO DE ATLETAS COM INSTABILIDADE LIGAMENTAR DE TORNOZELO (REVISAO DE LITERATURA)

Introdução

A Instabilidade Articular de Tornozelo (IAT) é uma condição caracterizada pela alteração funcional ligamentar após repetidas lesões na mesma estrutura. A literatura aponta que até 70% das pessoas que sofrem dessa disfunção podem desenvolver consequências como a entorse de tornozelo. Nesse sentido, a conduta fisioterapêutica é realizada por intermédio da terapia manual ou da cinesioterapia, focando em atividades que abranjam fortalecimento, alongamento, exercícios proprioceptivos, neuromusculares e exercícios específicos ao esporte praticado pelo atleta.

Objetivo

Compreender a eficácia do tratamento fisioterapêutico em atletas com instabilidade ligamentar de tornozelo

Metologia

Trata-se de uma revisão de literatura baseada em pesquisas realizadas nas bases de dados : SCIELO (Scientific Electronic Library Online); MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online), Google Acadêmico, Portal da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PeDro (Physiotherapy Evidence Database) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), colhendo artigos publicados de ensaios clínicos no período de 2018 a 2023 nos idiomas inglês e português.

Resultados

Foram encontrados 312 artigos. Após exclusão dos materiais por título, resumo e leitura integral, restaram apenas 8 materiais. Os resultados dos estudos apontam que 20-40% dos atletas desenvolvem IAT após a entorse inicial. Aparentemente, técnicas de terapia manual como deslizamento, mobilização articular e drenagem linfática influenciaram positivamente no aumento da amplitude de movimento, redução do quadro álgico e edema, melhora da propriocepção e desenvolvimento de atividades dinâmicas como deambular e correr dos atletas envolvidos na pesquisa.

Discussão

Em outras populações, a cinesioterapia pode ser aplicada pelo fisioterapeuta com o objetivo de prevenção de lesões, visando evitar a reincidência por entorse e estimular o fortalecimento muscular, por meio de exercícios voltados para gestos esportivos. Estudos mostram que atletas que passaram pelo tratamento com associação de recursos apresentaram bons desfechos em relação aos que receberam terapia isolada. A incidência desse mecanismo de lesão está relacionada a esportes coletivos como vôlei, futebol, handebol e basquete.

Conclusão

Os resultados dessa pesquisa apontam que associação da terapia manual e exercícios terapêuticos resultam em efeitos positivos no tratamento de indivíduos com IAT, promovendo flexibilidade e resistência.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Intervenção Fisioterapêutica; Instabilidade Ligamentar De Tornozelo; Entorse De Tornozelo.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Unama - Pará - Brasil

Autores

DEBORAH INGRID COSTA DE LIMA, Bruno Rafael Ferreira Lisboa, Camile Sobrinho Lobo, Emanuelly Guimarães Gonçalves, Júlio Augusto Valente Neto, Matheus Henrique Santos do Espirito Santo, Leonardo Brynne Ramos de Souza