Dados do Trabalho
Título do trabalho
Desmame da ventilação mecânica comparando dois testes de respiração espontânea: tubo t e modo psv.
Introdução
O teste de respiração espontânea (TRE) é para pacientes estáveis hemodinamicamente, acordados, com bom fluxo de tosse, baixos níveis de secreção e a doença controlada. Pressão de Suporte (PSV) é um modo espontâneo e a peça T (tubo T) é um meio sem auxílio pressórico para medir o potencial do paciente respirar espontaneamente. O desmame é a mudança entre a ventilação controlada e a respiração espontânea. Os testes com PSV e peça T reduzem o tempo da ventilação mecânica (THILLI, 2022).
Objetivo
Analisar o melhor método de respiração espontânea usando os testes: Modo PSV e tubo T no desmame da ventilação mecânica de pacientes críticos na unidade de terapia intensiva.
Metologia
A busca se deu na base de dados: Pubmed, com os seguintes descritores: Mechanical Ventilation; Pressure Support; T-piece. Foram pesquisados artigos que comparassem os 2 métodos de respiração espontânea: Tubo T e modo PSV. Obteve-se o resultado de 28 estudos,foram incluídos 13 e excluíu-se artigos que se distanciaram do tema principal como estudos de casos, artigos que comparassem outros métodos de respiração espontânea e que ultrapassassem o período de 20 anos de publicação.
Resultados
Dos 13 estudos incluídos apenas 1 evidenciou superioridade do TRE com peça T em comparação ao modo PSV. De forma oposta, 9 estudos favoreceram o modo pressão de suporte em paridade a peça T, nesses estudos houve menor tempo de permanência hospitalar e menor falha de extubação nos pacientes que usaram pressão de suporte mínima. Ainda assim, 3 estudos mostraram ausência de superioridade entre os métodos analisados.
Discussão
Dentre os estudos que mostraram superioridade, Subirá (2019), destaca-se com seu estudo randomizado, onde no grupo de pressão de suporte, 473 completaram o desmame bem sucedido semelhante aos 428 pacientes que alcançaram êxito na extubação com a peça T. Em 2022, Thille e colaboradores encontraram resultados semelhantes, favorecendo o modo pressão de suporte, quebrando um viés que esses resultados positivos apenas seriam encontrados em pacientes de desmame simples e sem comorbidades.
Conclusão
Portanto, pode-se concluir que o teste de respiração espontânea em modo PSV de suporte mínimo, não aumenta as taxas de reintubação e nem a mortalidade quando comparado ao método peça T, mesmo em pacientes com alto risco para falha de extubação.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Weaning mechanical ventilation; Rehabilitation; Extubation.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Instituições
Instituto Esperança de Ensino Superior -Iespes - Pará - Brasil
Autores
MONICA DA SILVA PINHEIRO PINHO, Aurea Lívia Silva Vasconcelos , Klycia Kellem Cardoso Assunção, Marden Junio Sousa Ferreira