Dados do Trabalho


Título do trabalho

COMPORTAMENTOS EM ADULTOS BRASILEIROS COM DOR CRONICA NA COLUNA E MULTIMORBIDADE: ANALISE DA PESQUISA NACIONAL DE SAUDE 2019

Introdução

A dor crônica na coluna (DCC) associada a outras comorbidades 1,2 configura-se um quadro de multimorbidade 3 e pode impactar de forma negativa a saúde física e mental do indivíduo 4. No entanto, ainda não está clara a associação entre a multimorbidade e os comportamentos de saúde entre os indivíduos com DCC.

Objetivo

Investigar se existem diferenças entre a prática de atividade física (PAF) no lazer, as desordens do sono, o tabagismo, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e o Índice de Massa Corporal (IMC) entre adultos que apresentam DCC com e sem multimorbidade no ano de 2019.

Metologia

Estudo transversal com adultos (≥18 anos) que referiram DCC (n=19029). Observou-se a associação da PAF no lazer (≥150 min/sem), desordens do sono (nas últimas 2 semanas por mais da metade dos dias), fumante atual, consumo de abusivo álcool (≥5 doses/única ocasião) e IMC (contínuo) por modelos de Poisson entre adultos com e sem multimorbidade (presença de <3 e de ≥3 doenças crônicas associadas à DCC). Identificou-se as razões de prevalências ajustadas (RPa) e significativas (p<0,05).

Resultados

Cerca de 13,0% dos adultos relataram apenas DCC e 68,0%, multimorbidade (23,4% para <3 e 44,6% para ≥3 condições). Maiores associações foram observadas nos grupos de < 3 e ≥3 condições para desordens de sono RPa=1,55; p<0,001 e RPa= 2,43; p<0,001 e IMC RPa=1,13; p<0,001 e RPa=1,26; p<0,001, respectivamente. Ser fumante foi menor entre o grupo com ≥3 condições (RPa=0,74; p<0,005). Não houve diferença para a PAF no lazer e uso de álcool.

Discussão

Nossos achados mostram maiores magnitudes de associação entre as desordens do sono e níveis de IMC para a presença de multimorbidade, com valores mais elevados entre os adultos com ≥3 condições crônicas. Este achado sugere que o impacto da multimorbidade nessas variáveis pode ser crescente, quando há maior número de condições associadas. Para a PAF no lazer não houve associação, independentemente da quantidade de condições associadas à DCC.

Conclusão

Os achados deste estudo indicam que cerca de 7 a cada 10 adultos com DCC relataram multimorbidade. A presença de multimorbidade está associada a maiores prevalências de desordens de sono e maiores médias nos níveis de IMC, principalmente na presença de 3 ou mais condições crônicas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

dor crônica na coluna, doenças crônicas, multimorbidade, fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde, Brasil

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

ERICA DE MATOS REIS FERREIRA, Thaís Cristina Marquezine Caldeira, Déborah Carvalho Malta, Edmar Geraldo Ribeiro, Rafael Zambelli Pinto