Dados do Trabalho
Título do trabalho
A IMPORTANCIA DO RASTREIO COGNITIVO NA POPULAÇAO IDOSA
Introdução
O Transtorno Neurocognitivo Maior (ou demência) interfere na independência e na vida diária do indivíduo, principalmente nos domínios cognitivos (atenção, função executiva, aprendizado, memória e linguagem). O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é um estado entre a cognição normal e a demência, Espinosa (2022). Uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o envelhecimento saudável. Dessa forma se faz necessário aplicar exames para avaliar se a função cognitiva está afetada.
Objetivo
Avaliar a importância da aplicação dos métodos de rastreio cognitivo em idosos na prática clínica.
Metologia
É um estudo transversal e descritivo, sua busca se deu na base de dados: BVS e Pubmed, com os descritores: Cognition; Aged e Mental Status and Dementia Tests. Os critérios de inclusão foram: Artigos publicados a partir de 2021, Artigos que dessem ênfase à cognição do idoso e com aplicação de escalas de rastreio cognitivo. Foram excluídos os artigos que se distanciavam do tema, além de artigos que dessem relevância ao tratamento que não fossem competência do fisioterapeuta.
Resultados
Obteve-se 1166 estudos, onde 9 foram inclusos. Em seus resultados mostraram que a Terapia de Estimulação Cognitiva (TEC), é uma das estratégias mais utilizadas em programas virtuais para estimulação cognitiva e que essas estratégias estão envolvidas com mecanismos cerebrais de adaptação, Vivas (2021). No estudo de Su (2021) apontou que o comprometimento cognitivo está associado ao aumento do risco de mortalidade por todas as causas em idosos chineses.
Discussão
De acordo os estudos selecionados, o Mini-Mental State Examination avalia a funcionalidade cognitiva. Para pacientes com transtorno bipolar do tipo Alzheimer, a demência pode ser detectada até dois anos antes do início, usando os testes cognitivos. A escala Monteal Cognitive Assesment é uma das melhores medida da função cognitiva. Verificou-se que o teste inteligente baseado em jogos são confiáveis . O Brain Health Assessment é indicado para detecção de distúrbios cognitivos amnésticos leves.
Conclusão
De acordo com a pesquisa realizada, concluiu-se que os principais testes de rastreio cognitivos utilizados como forma de prevenção ao declinio cognitivo são o MMSE e o MoCA, uma vez que foram os mais citados nos artigos selecionados e que mostram resultados positivos para prevenção e tratamento precoce em idosos, mesmo assim se faz necessário a realização de mais pesquisas sobre o presente tema.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Cognição (cognition); Idoso (aged); Testes de Estado Mental e Demência (Mental Status and Dementia Tests).
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Gerontologia
Instituições
IESPES - Pará - Brasil
Autores
KLYCIA KELLEM CARDOSO ASSUNÇAO, Aurea Lívia Silva Vasconcelos, Mônica da Silva Pinheiro Pinho, José Alexandre da Silva Junior