Dados do Trabalho


Título do trabalho

O PROJETO AGRUPAR E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DA GRADUAÇAO EM FISIOTERAPIA DA UFRN

Introdução

O AGruPar (Assistência fisioterapêutica em Grupo para indivíduos com doença de Parkinson) é um projeto de extensão clínica desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da UFRN. Um de seus objetivos é a vivência de discentes da graduação em Fisioterapia na assistência fisioterapêutica em grupo para indivíduos com Doença de Parkinson, colaborando no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo

Avaliar a importância do projeto AGruPar no processo de ensino-aprendizagem de discentes e ex-discentes da graduação em Fisioterapia da UFRN.

Metologia

Trata-se de um estudo observacional transversal, no qual um questionário elaborado via Google Forms foi aplicado com discentes e ex-discentes participantes do projeto AGruPar. O questionário contém 10 afirmativas, qualificadas de 1 a 10 pontos, conforme nível de importância, sendo: 1 a 4, para “pouco importante”; 5 a 7, para “importante” e 8 a 10, para “muito importante”.

Resultados

Participaram do estudo 23 indivíduos entre discentes e ex-discentes do projeto, sendo 30,4% já graduados. Dentre as afirmativas classificadas como “muito importante”, 82,6% consideram que o projeto contribui para o processo ensino-aprendizagem na sua formação. Além disso, 95,7% acreditam que conseguem lidar melhor com a população idosa - mais prevalente na DP, e que podem se tornar um profissional diferenciado no mercado ao terem participado do projeto AGruPar.

Discussão

O Projeto AGruPar é uma excelente oportunidade no processo de ensino-aprendizagem dos discentes em Fisioterapia da UFRN, contribuindo de forma positiva em vários âmbitos na formação acadêmica e profissional.

Conclusão

Os dados coletados e analisados mostram que o projeto de extensão AGruPar contribui positivamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional do discente de fisioterapia da UFRN.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Doença de Parkinson; Fisioterapia; Ensino-aprendizagem.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

BEATRIZ DE PAULA NASCIMENTO LIMA, Bianca Freitas de Araújo , Clarissa Fernandes Bezerra, Tatiana Souza Ribeiro