Dados do Trabalho


Título do trabalho

VALIDAÇAO ESTRUTURAL DA VERSAO CURTA BRASILEIRA DO QUESTIONARIO DIABETES QUALITY OF LIFE MEASURE (DQOL)

Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) é considerado uma doença crônica, que cursa com inúmeras complicações secundárias, gerando um impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos. Entretanto, os instrumentos específicos, conhecidos e validados para o português do Brasil são demasiadamente extensos, o que muitas vezes inviabiliza sua utilização.

Objetivo

Validar a estrutura interna da versão curta brasileira do Diabetes Quality of Life measure (DQOL).

Metologia

Foram avaliados 354 indivíduos com DM tipo 1 ou 2 entre 18 e 76 anos, no período entre abril de 2022 e maio de 2022. A coleta foi realizada de forma online por meio da plataforma Google Forms. O DQOL original contém 46 questões de múltipla escolha organizadas em quatro domínios. Para a validade estrutural, foi realizada a análise fatorial confirmatória (AFC) através do software RStudio (Boston, MA, EUA), utilizando os pacotes lavaan e semPlot.

Resultados

Um total de 354 indivíduos foram avaliados. A versão do DQOL com 3 domínios e 24 itens foi o mais adequado, com valores aceitáveis em todos os índices de ajuste (Qui-quadrado/GL; 3, TLI e CFI > 0,90, e RMSEA e SRMR < 0,08).

Discussão

O DQOL já foi traduzido e validado em diferentes países como Malásia (BUJANG et al.,2017; BUJANG et al., 2018), China (CHENG et al, 1999), Turquia (YILDIRIM et al., 2007), Espanha (REVIRIEGO et al., 1996), Árabe (AL-QEREM et al., 2021), Paquistão (HAIDER et al., 2022), Brasil (CORRER et al., 2008). Porém a maioria das validações foram voltadas para a consistência interna, confiabilidade, validade transcultural, não sendo realizada validade estrutural do instrumento.

Conclusão

A estrutura com três domínios e 24 itens é a mais apropriada baseada na análise fatorial. A versão brasileira do DQOL com estrutura de 3 domínios e 24 itens possui propriedades de medidas adequadas, apoiando a sua utilização no contexto clínico e científico em indivíduos com DM.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Diabetes Mellitus; Qualidade de vida; Inquéritos e Questionários

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

CEUMA – Centro Universitário do Maranhão - Maranhão - Brasil, Faculdade Santa Terezinha CEST - Maranhão - Brasil

Autores

NATALY BORGES DA COSTA PINTO, José Mário Costa Brito Júnior, Denilson Menezes Almeida, Daniela Bassi Dibai