Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE EXERCICIOS PREVENTIVOS PRE-TREINO NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE ATLETAS DE BASQUETE DA CATEGORIA SUB-18

Introdução

As lesões no basquete ocorrem mais nos membros inferiores, principalmente no joelho e tornozelo. Essa alta prevalência torna necessária a identificação de atletas em risco de lesão através de medidas de avaliação pré-temporada por meio de testes funcionais. Assim, intervenções mais específicas podem ser feitas para melhorar o desempenho dos atletas e, consequentemente, diminuir os fatores de risco para novas lesões. No entanto, não existem muitos estudos com intervenções voltadas ao basquete.

Objetivo

Avaliar os efeitos de um programa de exercícios preventivos pré-treino aplicado durante a temporada na amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão de tornozelo, na performance de salto unipodal e no padrão de movimento do agachamento unipodal de atletas masculinos de basquete da categoria sub-18.

Metologia

O estudo é do tipo transversal, a amostra foi constituída por 16 atletas. Os dados do Lunge Test, do Single Hop Test e do Lateral Step Down Test foram avaliados e comparados pré e pós intervenção. A intervenção foi constituída por um protocolo de exercícios pré treino ao longo da temporada (25 semanas). Para análise estatística foi aplicado o teste t pareado, com o nível de significância de 5%.

Resultados

A ADM de dorsiflexão do tornozelo no Lunge Test apresentou aumento significativo em ambos os membros na medida em graus (dominante: pré 37,8; pós 43,3; p=0,007; não dominante: pré 39,3; pós 43,2; p=0,034) e em centímetros (dominante: pré 10,2; pós 13,0; p=0,003; não dominante: pré 11,3; pós 13,3; p=0,005). O padrão de movimento do agachamento unipodal no Lateral Step Down melhorou no membro não dominante (pré 3,7; pós 3,0; p=0,054). As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas.

Discussão

O desempenho esportivo pode ser afetado pela falta de ADM de dorsiflexão do tornozelo, logo, o resultado de melhora nesta variável evita que níveis inadequados de mobilidade predisponham a lesões no membro inferior. Do mesmo modo, a melhora observada do padrão de movimento do agachamento unipodal evita efeitos negativos nos membros inferiores. O desempenho no salto unipodal não ter sofrido alteração pode estar relacionado à falta de especificidade para essa tarefa durante a intervenção.

Conclusão

O protocolo de exercícios preventivos pré treino não altera o desempenho no salto unipodal. Porém, aumenta a ADM de dorsiflexão bilateralmente e melhora o padrão de movimento de agachamento unipodal no membro não dominante, demonstrando os efeitos positivos do protocolo de exercícios preventivos pré treino para atletas masculinos de basquete da categoria sub-18.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

prevenção; membros inferiores; basquete

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FERNANDA PLENTZ PACHECO, Alissa Quadrado Rodrigues, Ana Paula Rodrigues dos Anjos, Diego Antônio Rodrigues dos Santos, Vithória Messa de Borba, Werner Kosinski de Oliveira Saraiva, Cláudia Silveira Lima