Dados do Trabalho


Título do trabalho

QUALIDADE DE SONO EM PESSOAS COM DOR FEMOROPATELAR: CORRELAÇAO COM A FUNÇAO AUTORREPORTADA, NIVEL DE DOR, ANSIEDADE E DEPRESSAO

Introdução

A dor femoropatelar (DFP) é uma condição multifatorial, com alta prevalência na população geral, além de apresentar semelhanças clinicas e psicológicas com osteoartrite (OA) de joelho, condição associada a baixa qualidade de sono (QS). Neste contexto, a QS também se mostrou alterada em pessoas com DFP. No entanto, ainda não foi investigado se a QS está relacionada à função autorreportada, ao nível de dor e aos fatores psicológicos comumente alterados nessa população.

Objetivo

Analisar a correlação da QS com a função autorreportada, nível de dor e sintomas de ansiedade e depressão de pessoas com DFP.

Metologia

A função, nível de dor e sintomas de ansiedade e depressão foram avaliados, respectivamente pelo Anterior Knee Pain Scale (AKPS), Escala Visual Analógica (EVA 0-100mm) e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). O constructo de QS foi avaliado pelo Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Os subdomínios latência do sono (LS), duração do sono (DS) e disfunção diurna (DD) do PSQI foram utilizados. A relação entre os desfechos foi analisada pelo teste de correlação de Spearman (ρ) (p≤ ,05).

Resultados

Sessenta e sete porcento da amostra reportou QS ruim (6,96 ± 0,51). Não houve correlação estatisticamente significante entre o escore total do PSQI e o AKPS (p=0,34), a EVA (p=0,07), sintomas de ansiedade (p=0,06) e depressão (p=0,42). Os subdomínios do PSQI (LS e DS) não se correlacionaram com nenhum dos constructos analisados. Mas, houve correlação moderada e positiva da DD com os sintomas de ansiedade (ρ= 0,45; p= 0,001) e depressão (ρ= 0,36; p= 0,01).

Discussão

A amostra deste estudo apresentou baixa QS, porém isso não exerceu influência nas características clínicas da DFP. Sabe-se que essa condição pode ser precursora da OA de joelho, condição correlacionada a pior QS. Evidências posteriores verificaram correlação entre a QS e a fadiga, dor e depressão em pessoas com OA de joelho. Assim, os achados demonstram que pode ser importante controlar a QS em pessoas com DFP e investigar a longo prazo sua influência nas variáveis clinicas dessa condição.

Conclusão

Este estudo mostrou correlação da DD com a ansiedade e depressão, fatores comumente relacionados ao agravo da DFP. A DD está relacionada ao comprometimento cognitivo em pessoas com QS ruim. Sabe-se que pessoas com DFP comumente reportam comprometimentos cognitivos relacionados a maior dor e pior função. Dessa forma, a realização de mais estudos é necessária para verificar a influência da QS em fatores cognitivos em pessoas com DFP e sua relação com características clinicas nessa população.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Qualidade de sono; Dor femoropatelar; Função; Ansiedade; Depressão

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

LUCCA ANDRE LIPORONI BEGO FARINELLI, Liliam Barbuglio Del Priore, Ana Flávia Balotari Botta, Vitória Ozores Perez, Fábio Mícolis de Azevedo