Dados do Trabalho


Título do trabalho

Efeitos da reabilitação fisioterapêutica no pós-cirúrgico de câncer de pulmão: revisão bibliográfica

Introdução

A cirurgia para o câncer de pulmão caracteriza-se como um procedimento crucial no tratamento do paciente. Entretanto, esse procedimento pode apresentar complicações pós-cirúrgicas, limitando diretamente a atividade funcional dos pacientes com problemas respiratórios e cardíacos, além de um maior tempo de internação. Portanto, a reabilitação fisioterapêutica pós cirúrgica é fundamental para ajudar na recuperação da função pulmonar, na mobilidade e na qualidade de vida dos pacientes.

Objetivo

Identificar os efeitos de intervenções fisioterapêuticas em pacientes pós-cirurgia de câncer de pulmão.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica. Encontrou-se 207 artigos, dos últimos 5 anos, publicados nas bases de dados: Cochrane(18), PubMed(72), BVS(76), BIREME(38) e LILACS(03). Utilizou-se o operador booleano “AND” associado aos descritores: “physiotherapy”, “lung cancer” e “post surgery”. Foram incluídos 3 artigos, considerados para análise apenas ensaios clínicos randomizados, os quais apresentaram o tratamento utilizado. Foram excluídos pacientes pediátricos e estudos sem protocolo utilizado.

Resultados

O treinamento muscular inspiratório e exercício aeróbico mostraram eficácia na recuperação da força muscular e a capacidade funcional em pacientes pós cirúrgico de CA de pulmão. O exercício aeróbico combinado e treinamento muscular respiratório de alta intensidade apresentou a melhora no rendimento do exercício físico e na função respiratória. Além disso, a fisioterapia intra-hospitalar apresentou uma significativa melhora na fadiga e função pulmonar no pós-cirúrgico desses pacientes.

Discussão

Quanto aos dados obtidos, observa-se que pacientes com câncer de pulmão submetidos ao tratamento fisioterapêutico de treinamento muscular inspiratório, associado ao exercício aeróbico e atividade física intra-hospitalar dias após a cirurgia apresentam melhora significativa na aptidão física, disposição e rendimento à atividade física e fortalecimento muscular inspiratório. O que, por consequência, minimiza o tempo de internação desses pacientes.

Conclusão

Portanto, nota-se a importância da intervenção fisioterapêutica no tratamento do paciente pós-operatório do CA de pulmão, onde o mesmo pode ser submetido a diferentes intervenções especificas almejando sua reabilitação, evitando complicações funcionais pós-cirúrgicas e diminuindo o seu tempo internado. Logo se faz necessário a realização de mais estudos que possam correlacionar essas intervenções com maiores levantamentos fortalecendo sua eficácia no tratamento pós cirúrgico do câncer de pulmão.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Câncer de Pulmão; Função pulmonar; Intervenções fisioterapêuticas.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade da Amazônia UNAMA - Pará - Brasil

Autores

JOAQUIM CRUZ DA COSTA JUNIOR, AILA FERREIRA GURJÃO, GABRIELLE AMORIM NUNES, MARIA BERENICE PIRES NORONHA, BRENDA BEATRIZ SILVA MONTEIRO