Dados do Trabalho
Título do trabalho
OS IMPACTOS DA TERAPIA COMBINADA DO METODO PILATES E CINESIOTERAPIA ATIVA NAS FUNÇOES COGNITIVAS E NAS ATIVIDADES DA VIDA DIARIA EM IDOSOS: RELATO DE CASO
Introdução
O método Pilates promove melhor condicionamento físico e mental ao indivíduo sendo uma alternativa de atividade física de baixo impacto para idosos uma vez que o processo de envelhecimento está associado ao declínio no funcionamento dos sistemas osteomioarticulares, neurocognitivo, cardiovascular e metabólico.
Objetivo
Relatar um caso clínico de uma idosa de 86 anos com a finalidade de verificar os impactos do tratamento combinado do método Pilates e Cinesioterapia ativa nas atividades de vida diária e funções cognitivas da cliente.
Metologia
Trata-se de um relato de caso ocorrido com uma cliente que recebia atendimento fisioterapêutico por 1 hora, 2 vezes por semana, no período entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023. Foram realizados inicialmente os testes de Mini Exame do Estado Mental, Escala de Equilíbrio de Berg e Escala Visual Análoga pois a paciente relatava dores recorrentes em quadril e MMII. O plano de tratamento consistiu em aplicar exercícios específicos do método Pilates associados à cinesioterapia ativa: Durante seis meses, foram aplicadas sequências específicas de exercícios funcionais envolvendo coordenação motora, tempo de reação, força, mobilidade e estabilização de tronco.
Resultados
Anteriormente, no Mini Exame do Estado Mental a cliente obteve a pontuação 19 e após a intervenção obteve pontuação de 27, na Escala de Berg a cliente obteve pontuação anterior de 18 e alcançou a pontuação de 21, e na Escala Visual Análoga a cliente apresentou pontuação anterior de 8 e pontuação atual de 2.
Discussão
Ao final do sexto mês, observou-se evolução promissora na função neurocognnitiva e musculoesquelética da cliente haja vista que o protocolo de exercícios foi elaborado especificamente para as disfunções avaliadas envolvendo exercícios de equilíbrio, tempo de reação e coordenação motora, fortalecimento muscular e estabilização de tronco. Durante o terceiro mês de tratamento, a cliente relatou o seu retorno às atividades cotidianas devido à ausência de dores e memória mais eficaz.
Conclusão
Fundamentado na vivência e na literatura, infere-se que o Método Pilates, combinado com a cinesioterapia ativa, proporcionam resultados positivos e eficazes para a melhora da função neurocognitiva e execução das atividades de vida diária em idosos, além de mostrar-se fulcral como meio de prevenção das desordens relacionadas à geriatria.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Atividades cotidianas; Cognição; Idoso; Método Pilates;
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia em Gerontologia
Instituições
Faculdade Estácio Castanhal - Pará - Brasil
Autores
HANNA GABRIELLA FAUSTINO GONCALVES, PÂMELA RAYSSA DOS SANTOS DANTAS, VANESSA NOVAES BARROS