Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITO DE INTERVENÇAO POR MEIO DE EXERCICIOS ONLINE NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS
Introdução
No cenário de isolamento social na pandemia de COVID-19, os exercícios domiciliares foram evidenciados como importante estratégia para atenuar os efeitos negativos da inatividade física e auxiliar na promoção da saúde dos idosos.
Objetivo
Verificar o efeito de um programa de intervenção com exercícios multicomponentes VIVIFRAIL© na funcionalidade e sintomas depressivos de idosos em isolamento social.
Metologia
Trata-se de um ensaio clínico randomizado. O grupo intervenção (GI = 7) foi submetido ao protocolo de maneira online, por 12 semanas, 3 vezes por semana durante 45 minutos. O grupo controle (GC = 7) foi orientado a continuar os cuidados de saúde habituais. As avaliações foram realizadas com o Short Physical Performance Battery (SPPB), Velocidade de Marcha em 6 metros (VM 6m), Timed Up and Go (TUG) Test e Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15). Utilizou-se uma ANOVA two-way para a análise estatística.
Resultados
O GI apresentou: aumento de 0,14 pontos no SPPB (p=0,001); aumento de 0,13m/s na VM 6m (p=0,03); redução de 0,24s para realização do TUG (p=0,001) e aumento de 0,14 pontos na GDS-15 (p=0,09). Observou-se uma melhora estatisticamente significativa do GI nesses testes em comparação ao GC no momento pós-intervenção. Em relação à GDS-15 não houve diferenças estatisticamente significativas.
Discussão
O protocolo proporcionou melhorias funcionais nos idosos que o realizaram de maneira online e em grupo, assim como nos estudos que o aplicaram da maneira tradicional, o que demonstra que essa intervenção é uma importante estratégia para qualquer situação de isolamento social. No entanto, salienta-se que a partir do momento em que o isolamento deixou de ser obrigatório, muitos idosos optaram pela prática de exercícios presenciais.
Conclusão
O programa de intervenção com exercícios multicomponentes VIVIFRAIL© realizado em grupo de maneira online teve efeito positivo para o grupo intervenção nas variáveis relacionadas à funcionalidade, demonstrando ser uma alternativa eficaz para a manutenção da prática de exercícios físicos nas situações em que o isolamento social se faz necessário.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
COVID-19. Depressão. Estado Funcional. Idoso. Isolamento Social. Terapia por exercício. Telerreabilitação.
Área
Estudo randomizado
Categoria
Fisioterapia em Gerontologia
Instituições
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Espírito Santo - Brasil
Autores
THAMYRES CINTRA LEMOS, Maysa Pereira Patrocinio, Sabrina Teixeira Brito, Hellen Pedracini Gottardo, Ana Karolina Garcia Silva, Adrieny do Nascimento Borges, Estele Caroline Welter Meereis Lemos