Dados do Trabalho


Título do trabalho

AS MELHORES INTERVENÇOES FISIOTERAPEUTICAS PARA DOR LOMBAR: UMA REVISAO DE LITERATURA

Introdução

A dor lombar é um distúrbio da coluna lombar definida como uma tensão, rigidez ou dor muscular. Diversas intervenções fisioterapêuticas estão em constante discussão nos estudos com resultados positivos para eficácia de tal disfunção, como acupuntura, crioterapia, cinesioterapia, terapia manual, entre outras. Em função do imenso leque de propostas terapêuticas para dor lombar, esse trabalho busca apontar quais intervenções possuem melhores evidências no tratamento da lombalgia. (Koppenaal, 2022).

Objetivo

Determinar as abordagens terapêuticas com as melhores evidências de efetividade para o tratamento da dor lombar.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal, realizado através de busca na base de dados pubmed, com os descritores: Physiotherapeutic; Intervention; For Low Back Pain. Utilizou-se os critérios de inclusão: Artigos publicados a partir do ano de 2013 até o ano presente, e artigos que dessem ênfase ao tratamento fisioterapêutico para lombalgia, obtendo o resultado de 24 estudos, os quais 15 foram utilizados. Foram excluídos artigos que se distanciavam do tema principal e estudos sem desfecho.

Resultados

Gutke (2015), Rajfur (2022), Noori (2020), Michalsen (2021), Koppenaal (2022), Taradaj (2018), Ferlito (2022), Veihelmann (2018), Achten (2022), Nambi (2022), afirmam que acupuntura, onda de choque extracorpórea, ultrassom terapêutico, ioga, terapia magnética, autocuidado, injeções dentro de um regime fisioterapêutico, exercícios com realidade virtual, bandagens, cinesioterapia, terapia manual e crioterapia, mostram evidência forte para um efeito positivo do tratamento da lombalgia.

Discussão

A maior parte dos estudos analisados aponta que as terapias investigadas mostrou que diversas formas de intervenção fisioterapêuticas tiveram excelentes resultados na melhora no quadro álgico referente ao tratamento fisioterapêutico de dor lombar, com ênfase nos seguintes métodos: Terapia manual, exercícios terapêuticos (cinesioterapia) e crioterapia avaliados pelos autores Kozinoga (2015), Szpruch (2018), Giemza (2014), Schneider (2018), Ogunniran (2023).

Conclusão

Conclui-se que a terapia manual, como massagens e liberação miofascial, exercícios terapêuticos (cinesioterapia) e a crioterapia, são as intervenções mais efetivas para tal disfunção, os quais mais de um estudo utilizou deles para suas análises, obtendo excelentes resultados, como a analgesia a curto prazo, relaxamento dentre outros benefícios.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Intervenção. Fisioterapia. Dor. Lombar.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

IESPES - Pará - Brasil

Autores

AUREA LIVIA SILVA VASCONCELOS, Klycia Kellem Cardoso Assunção, Mônica da Silva Pinheiro Pinho, Jorge Carlos Menezes Nascimento Junior