Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO TRATAMENTO DA ASMA CRÔNICA NA INFÂNCIA: RELATO DE CASO
Introdução
A asma é uma doença crônica heterogênea, caracterizada por uma hiperresponsividade das vias aéreas e limitação variável do fluxo aéreo, apresentando sintomas como dispneia, aperto torácico e tosse produtiva, sendo comum na infância, devido a exposição da criança a fatores alergênicos. Logo, a fisioterapia respiratória atua na qualidade de vida do paciente, na redução de secreção, do desconforto respiratório, além de melhorar a mecânica e o condicionamento respiratório.
Objetivo
Elencar os efeitos da fisioterapia respiratória na evolução do paciente com asma crônica na infância.
Metologia
Trata-se de um relato de caso da paciente E.S.A, 8 anos, atendida na Clínica Escola de Fisioterapia do CESUPA, duas vezes por semana, por 50 min no período de abril a maio de 2023. A mesma possui diagnóstico de asma crônica e queixas de hipersecreção, chiados no peito e dispneia progressiva, sendo avaliado força muscular respiratória, pico de fluxo expiratório e escala de Borg. O tratamento envolvia um protocolo de exercícios ativos livres, manobras de higiene brônquica e exercícios aeróbicos.
Resultados
Perante o exposto, na avaliação inicial a paciente apresentou Pimáx -40 cmH20; Pemáx 80 cmH20; Peak Flow 160 l/min e Escala de Borg de 5. Na reavaliação apresentou Pimáx -50; Pemáx 85; Peak Flow 200 l/min e Escala de Borg 0. Além disso, a paciente relatou diminuição da secreção e tosse seca, bem como melhora na execução dos exercícios, que ao longo dos atendimentos exigiam maior esforço respiratório e físico, evidenciando assim, a eficácia das condutas fisioterapêuticas no tratamento da doença.
Discussão
A asma pediátrica é uma das causas da utilização dos serviços de saúde, ausência na escola e restrição de atividades físicas. A literatura aponta para resultados efetivos do tratamento fisioterapêutico nas doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como a asma, diminuindo secreções traqueobrônquicas, aumentando o condicionamento respiratório e físico. Portanto, os resultados evidenciados no presente relato exibem melhora dos parâmetros analisados, demonstrando o benefício do tratamento.
Conclusão
Dessa maneira, conclui-se que a fisioterapia respiratória foi imprescindível para o tratamento da asma crônica infantil, salientando sua importância no condicionamento respiratório e físico, contribuindo assim, para a melhora da qualidade de vida da paciente.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia respiratória; Asma brônquica; Infantil.
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA - Pará - Brasil
Autores
RAISSA COSTA DE JESUS, DÉBORA RUIVO LEAL, ANNY PATRÍCIA SILVA DA SILVA SILVA , ALLAN MATEUS DA SILVA LIMA , PAOLA KATHERINE ESTEVES DA SILVA