Dados do Trabalho


Título do trabalho

VIVENCIAS NO CENTRO DE TRANSPLANTE DE MEDULA OSSEA COMO ALIADO NA DISSEMINAÇAO DE CONHECIMENTO DA ATUAÇAO FISIOTERAPEUTICA: UM RELATO DE CASO

Introdução

A expansibilidade das áreas de atuação da fisioterapia vem crescendo significativamente ao longo dos anos, entretanto, nem todas são de acesso aos graduandos. A vivência acadêmica possibilita o acompanhamento de um profissional formado em laboração. O centro de transplante de medula óssea (CTMO) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) consta com intervenções fisioterapêuticas em pacientes adultos e pediátricos, sendo essencial no período pré e pós transplante.

Objetivo

Descrever a relevância de um projeto de vivências na graduação em um centro de transplante de medula óssea como modo de disseminação da atuação fisioterapêutica.

Metologia

Relato de caso sobre vivências realizadas por duas acadêmicas do curso de Fisioterapia que transcorreu por 6 horas semanais, no CTMO do HUSM na condição de observação da prática profissional. Acompanhou-se os atendimentos a pacientes oncológicos de todas as idades e ambos os sexos. Foram observados diferentes condutas, reconhecendo o estado clínico, a individualidade de cada caso e analisando as intervenções realizadas.

Resultados

As vivências possibilitaram acompanhar os atendimentos pré e pós transplante de medula óssea, de pacientes entre 3 e 58 anos. Os recursos fisioterapêuticos mais empregues foram a higiene brônquica para eliminação de secreção, exercícios respiratórios para melhora da ventilação, e cinesioterapia ativo-assistida e ativa, objetivando minimizar as repercussões da imobilidade no leito e dor, melhora da fadiga e da capacidade funcional.

Discussão

Temáticas recorrentes em sala de aula como fadiga oncológica, dor e aspectos psicossociais expressam grande importância nas decisões de tratamento. Analisar o paciente em um contexto específico colocando em execução os conhecimentos obtidos possibilita a consolidação da teoria, assim como a obtenção de experiência e construção da identidade profissional. Tal processo dentro de um centro com essa complexidade não é algo habitualmente proporcionado durante a formação acadêmica.

Conclusão

A vivência realizada colocou em relevo a importância de disseminação da atuação fisioterapêutica em âmbitos diferentes dos usualmente apresentados aos discentes, concluindo-se que o crescimento da profissão precisa ser mais difundido. Todavia, as intervenções utilizadas são instruídas na graduação, capacitando os alunos a exercê-las. Portanto, através do estudo foi possível observar que o projeto de vivência dentro do CTMO foi uma ferramenta proficiente na formação de novos profissionais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Hemato-Oncologia; Medula óssea; Fisioterapia; Vivências.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MARIANA LISBOA RICALDE, Anna Julia Meireles Dangui, Bianca Soares Rodrigues, Hedioneia Maria Foletto Pivetta