Dados do Trabalho


Título do trabalho

O FISIOTERAPEUTA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA EMISSAO DE LAUDO PCD EM TERESINA-PI

Introdução

O fisioterapeuta é um profissional da saúde que vem durante décadas ampliando seu campo de atuação conforme as habilidades adquiridas em seu exercício laboral, desenvolvendo ações que antes eram restritas a outros profissionais. Desse modo, passou a integrar e desenvolver ações no serviço público de saúde que dão suporte à Pessoa com Deficiência (PCD), sendo uma delas a emissão do laudo para PCD, destacando-se como agente facilitador para a obtenção desse documento.

Objetivo

O presente artigo almeja analisar o papel do fisioterapeuta como agente facilitador da emissão do laudo PCD em um serviço público de saúde. De modo específico, objetiva-se: verificar o quantitativo de laudos PCD emitidos por fisioterapeuta no período de 2020 a 2023, em um serviço público de saúde; observar a prevalência de gênero que mais obteve emissão de laudo PCD no período de 2020 a 2023 em um serviço público de saúde.

Metologia

O desenvolvimento desta pesquisa envolveu, inicialmente, uma fase exploratória, para avaliar 174 relatos de caso, mediante análise aos prontuários de PCD que tiveram seus laudos emitidos de janeiro de 2020 a abril de 2023 em um serviço público de saúde de Teresina, cujo acesso foi consentido pelo superior hierárquico da fisioterapeuta responsável pelo estudo, e em face da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não há identificação de pacientes que tiveram lado emitido no período.

Resultados

Os dados indicaram maior emissão de laudos no ano de 2022, embora o número referente a 2023 se refira apenas ao período de janeiro a abril do corrente ano. Ademais, houve maior participação de homens em relação às mulheres, cuja frequência é quase três vezes maior em todo o período avaliado, atingindo seu ápice em 2022, quando a participação do público masculino foi 4,5 vezes maior que a do feminino.

Discussão

A deficiência física é descrita como uma condição motora variada que compromete a mobilidade, a coordenação motora e a fala, em conse¬quência de lesões neurológicas que acabam se somando com alterações ortopédicas, neurológicas, neuromusculares ou ainda más formações congênitas e adquiridas (PEREIRA; PRETTE; PRETTE, 2008).
Dessa forma, a pessoa com deficiência PCD, conta com os serviços do profissional fisioterapeuta, responsável pela emissão de laudo pericial indicando o grau de incapacidade física funcional desse segmento.

Conclusão

Os profissionais que atuam diretamente com a PCD, a exemplo dos fisioterapeutas, contam com a prerrogativa de emissão de parecer, atestado e laudo pericial indicando o grau de incapacidade física funcional desse segmento, devendo adequar o ambiente às necessidades dele, considerando que no contexto social, ele deve alcançar o espaço na sociedade em que vive, sobrelevando as suas potencialidades e minimizando o seu grau de limitação (MAIA, 2014).

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

fisioterapeuta; deficiência; PCD; laudo.

Área

Série de casos

Instituições

Cerest - Piauí - Brasil

Autores

IVANNA MARA MARTINS LEITE DIAS SOLER