Dados do Trabalho
Título do trabalho
ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES ACOMETIDOS POR TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR EM AGUAS RASAS:REVISAO BIBLIOGRAFICA
Introdução
Traumatismo Raquimedular (TRM) é um acometimento grave,que acontece com maior frequência em homens com idade entre 18 e 35 anos,o TRM é ocasionado devido quedas ou mergulhos mal executados em águas rasas, esse tipo de trauma resulta na descontinuidade da medula espinhal, ocorrendo uma interrupção da condução de impulsos nervosos ocasionando alterações temporárias ou permanentes da medula. A fisioterapia é essencial na recuperação das funções motoras e melhora na qualidade de vida.
Objetivo
O presente trabalho teve como objetivo abordar por meio de uma revisão bibliográfica os principais aspectos relacionados ao tratamento da fisioterapia nos pacientes acometidos por trauma raquimedular.
Metologia
O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa de revisão bibliográfica a busca foi baseada em artigos em português e Inglês da última década(2013-2023) buscados em três bancos de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs. Foram considerados critérios de inclusão, artigos que abordavam a reabilitação fisioterapêutica motora em lesão medular por meio da fisioterapia e foram excluídos artigos que não apresentaram clareza na atuação da fisioterapia na reabilitação do paciente.
Resultados
Foram selecionados 4 artigos relevantes sobre o tema, sendo 2 artigos da Pubmed, 1 artigo da Scielo e 1 artigo da Lilacs, verificou-se nesses artigos a atuação da fisioterapia, através de diversas abordagem como: exercícios locomotores, eletroestimulação e uso da realidade virtual e cinesioterapia entre outros.
Discussão
Vários estudos abordam de forma diferente a recuperação do TRM através da fisioterapia, o estudo de Michele Hubli (2013) trabalhar o treinamento locomotor combinado com treinamento funcional. Já Hachem (2017) utilizar a estimulação elétrica funcional (FES). Leão(2013) realiza o uso da realidade virtual. É para Silva (2020) a fisioterapia com função primordial na recuperação funcional utilizando a cinesioterapia e eletroterapia.
Conclusão
Com base nos dados a atuação do fisioterapeuta na reabilitação de pessoas acometidas por TRM, concluir-se que a fisioterapia melhora vários aspectos da vida desses pacientes, trabalhando a reabilitação a funcionalidade das funções, melhorando a qualidade de vida. E essencial promover um plano de tratamento que leve em considerações as necessidades de cada paciente para obter bons resultados, exercendo a fisioterapia de forma adequada para a melhora da qualidade de vida do paciente.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Traumatismo Raquimedular, Neurorreabilitação, Reabilitação, Atuação da Fisioterapia, Lesão medula espinhal
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Unama- Centro Universitário da Amazônia - Pará - Brasil
Autores
ADRIA NOBREGA DE SOUSA MARQUES, ÂNDRIA MARTA COSTA FERREIRA , LUIZ ANTÔNIO DE SOUSA MARQUES , DORALICE AZEVEDO FARIAS