Dados do Trabalho
Título do trabalho
RECURSOS FISIOTERAPEUTICOS APLICADOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE: REVISAO BIBLIOGRAFICA
Introdução
A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é ocasionada por uma alteração genética no cromossomo X, que afeta o nível da proteína Distrofina presente nos músculos, causando disfunção progressiva estrutural dos músculos e outros sistemas do corpo, resultando na perda da autonomia do paciente em realizar suas atividades diárias e morte precoce. Com isso, é necessário
um acompanhamento multidisciplinar, incluindo a fisioterapia que dispõe de recursos para melhorar a qualidade de vida desse paciente.
Objetivo
Identificar quais recursos fisioterapêuticos podem ser aplicados no tratamento de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne.
Metologia
Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa. Foram selecionados artigos de revisão bibliográfica, relatos de casos e estudo experimental, publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados: PubMed (61), Medline (43), Ibecs (1) e Lilacs (3), nos idiomas inglês, espanhol, francês e português. Foi utilizado o operador boleano “AND” associado aos descritores: “physiotherapy AND distrophy AND Duchenne” e “myopathie de Duchenne AND physical therapy modalities”.
Resultados
Foram encontrados 108 artigos, sendo apenas 5 selecionados dentro dos critérios de inclusão: trabalhos que abordaram modalidades fisioterapêuticas no tratamento de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne, publicados de 2018 a 2023; e exclusão: aqueles que não abordaram algum recurso fisioterapêutico no tratamento e os que não possuem textos completos gratuitos nas bases de dados.
Discussão
A DMD causa principalmente contratura e fraqueza muscular progressiva, diante disso, cria-se um programa de tratamento para postergar o avanço dessas alterações. São recomendados alongamentos na cadeia posterior dos MMII, retardando contraturas e dificuldade de deambular, mobilizações passivas para manutenção da ADM, orientações posturais, exercício resistido isométrico para o ganho ou manutenção de força, órteses para alinhamento de articulação e treinamentos inspiratórios.
Conclusão
Em síntese, entende-se que a Distrofia Muscular de Duchenne não tem cura, entretanto, há formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses pacientes. Sendo assim, a maioria dos estudos indicam os benefícios da fisioterapia e seus recursos implementados no acompanhamento multiprofissional, concedendo mais acessibilidade e participação social a esses indivíduos.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia; Distrofia de Duchenne; Reabilitação.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Universidade da Amazônia - Pará - Brasil
Autores
JAQUELINE VITORIA MONTEIRO SILVA, BRENDA BEATRIS SILVA MONTEIRO