Dados do Trabalho


Título do trabalho

PROVAVEL SARCOPENIA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS COM DOR LOMBAR CRONICA INESPECIFICA

Introdução

Com o envelhecimento, é comum ocorrerem alterações estruturais e funcionais, bem como o aumento da incidência de doenças musculoesqueléticas crônicas, como a dor lombar (DL). A sarcopenia, outra condição prevalente em idosos, favorece o declínio funcional, incapacidade, fragilidade e quedas. No entanto, ainda não está claro se a presença de provável sarcopenia influencia o desempenho dos testes de capacidade funcional em idosos com DL crônica.

Objetivo

Estimar a prevalência de provável sarcopenia em idosos com DL crônica inespecífica, e verificar se idosos com DL crônica e provável sarcopenia apresentam pior desempenho nos testes de capacidade funcional em comparação aos idosos com DL crônica sem provável sarcopenia.

Metologia

Estudo de análise transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE:34085520.3.0000.5149). Foram recrutados idosos (idade ≥60 anos) com DL crônica. A coleta de dados incluiu idade, sexo, medidas de capacidade funcional como o Teste Timed Up and Go (TUG), Teste de Sentar e Levantar 5 vezes, Teste de Caminhada de 4 metros, Avaliação Funcional da Marcha (AFM), e provável sarcopenia (algoritmo European Working Group on Sarcopenia in Older People).

Resultados

Um total de 155 idosos (73% mulheres) foram incluídos na análise, com idade média de 69,5 ± 6,2 anos. A prevalência de provável sarcopenia foi de 31%. Pacientes com DL crônica e provável sarcopenia apresentaram pior desempenho no TUG (MD = -3,8; IC 95%: -5,1, -2,5), no Teste de Sentar e Levantar (MD = -8,8; IC 95%: -11,2, -6,5) no Teste de Caminhada de 4 metros (MD = -1,2; IC 95%: -1,8, -0,7) e na AFM (MD = -3,6; IC 95%: -5,1, -2,1) comparados aos idosos com DL crônica sem provável sarcopenia.

Discussão

Nossos achados sugerem que a provável sarcopenia em idosos com DL crônica inespecífica, influencia negativamente a capacidade funcional, incluindo a força nos membros inferiores, mobilidade e equilíbrio na marcha. O rastreio de casos de idosos com DL crônica e provável sarcopenia, pode favorecer a identificação de casos de dor lombar crônica com maior limitação funcional.

Conclusão

Um terço dos idosos com DL crônica inespecífica que procuraram atendimento fisioterapêutico foram classificados como tendo provável sarcopenia. Esses pacientes apresentam pior desempenho nos testes de capacidade funcional envolvendo a força de membros inferiores, mobilidade e equilíbrio na marcha em comparação aos idosos com DL crônica sem provável sarcopenia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

dor lombar crônica; provável sarcopenia; capacidade funcional, idosos

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

ELEONORA ESPOSITO, Ítalo Ribeiro Lemes, ANA FLÁVIA APARECIDA GUIMARÃES, ROBERT RESENDE DO NASCIMENTO, Rafael Zambelli Pinto