Dados do Trabalho


Título do trabalho

A importância da fisioterapia preventiva no idoso

Introdução

As quedas em idosos são eventos resultantes da perda progressiva da força muscular, da estabilidade biomecânica e postural, do equilíbrio e da qualidade da marcha. O processo de queda é causado pela perda involuntária do equilíbrio, que afeta a estabilidade postural e pode levar à imobilização do idoso, afetando a qualidade de vida (SANTOS et.al. 2020).
A fisioterapia promove a qualidade de vida do indivíduo em todos os ciclos da vida e mantém a integridade do movimento por meio da terapia de exercícios, sendo utilizada de forma eficaz na velhice (VELLE et.al. 2019).

Objetivo

Verificar a importância da fisioterapia na prevenção da saúde do idoso, para o envelhecimento com qualidade de vida e independência.

Metologia

O percurso metodológico consistiu em realizar uma revisão de literatura a cerca do tema descrito, à procura ocorreu nas bases de dados: Pedro, Scielo, Pubmed, Medline. Foram selecionadas as pesquisas de Oliveira et.al. (2020), Santos et.al. (2020) e Silva et.al. (2019) que focam estudos na área da fisioterapia como tratamento para pacientes idosos.

Resultados

Nos resultados encontrados por Oliveira et.al. (2020) em relação à independência, segundo o índice de Katz, 64 % das pessoas são independentes e 34% são moderadamente dependentes. Os idosos não são classificados como altamente dependentes. A capacidade funcional foi independente em todos os idosos após a intervenção fisioterapêutica. Encontrando melhorias estatisticamente significativas nesses idosos, os acessórios de banheiro melhoraram de 29, 1% para 96%, as roupas de 17,65% para 100% e os itens de transporte de 7,6% para 9,1%.

Discussão

A fisioterapia retarda o aparecimento de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento; trata as alterações de movimento e funcionais advindas de doenças e problemas associados, e trabalha na reabilitação de acordo com as características e capacidades dos idosos (SILVA et.al. 2019).

Conclusão

Apesar das limitações dos idosos, a fisioterapia como forma de prevenção têm se mostrado altamente eficazes e bem-sucedidas. Na obtenção de Resultados satisfatórios em termos de ganho de função, propriocepção e força, Isso minimiza o risco de quedas e previne o desenvolvimento de comorbidades, adquirido com a idade.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Idosos; Prevenção; Reabilitação.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA - Pará - Brasil

Autores

CARLA JOSILANE DA SILVA COSTA, LORENA TAINÁ SILVA BARROS, ILANA CRISTINA VIEIRA DO NASCIMENTO DE CASTRO, PATRÍCIA FERREIRA MARQUES, LEANDRO LOPES RODRIGUES