Dados do Trabalho


Título do trabalho

PRESENÇA DE DISPNEIA UM ANO APOS O INTERNAMENTO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA POR COVID-19

Introdução

Pacientes hospitalizados por COVID-19 apresentam, em geral, sintomas como febre, tosse, fraqueza, além de outros envolvendo o sistema respiratório, como alterações no parênquima pulmonar, observadas por meio de tomografia computadorizada e dispneia. Estudos tem relatado a persistência de complicações após o internamento, como fadiga, fraqueza muscular e dispneia.

Objetivo

O objetivo do estudo é descrever a presença de dispneia após um ano de internamento em unidade de terapia intensiva(UTI) por COVID-19.

Metologia

Pesquisa descritiva que incluiu pacientes com diagnóstico laboratorial de Covid-19, internados em UTI em 2020. A coleta de dados ocorreu em duas etapas, na primeira houve verificação dos prontuários para identificar características clínicas do internamento. Após um ano da alta hospitalar os pacientes elegíveis foram convidados por contado telefônico, a participarem do estudo e responderam a escala modificada Medical Research Council (mMRC). A análise foi descritiva realizada através do Stata14.

Resultados

Participaram 11 pacientes, 81,8% eram do sexo feminino, com média de idade de 65,2±19,8 anos, em seu internamento, 81,8% tiveram gravidade moderada, com grau de comprometimento pulmonar entre 25% e 50%, e 90,9% dos pacientes tiveram queixa de dispneia. Na avaliação de um ano após alta hospitalar, a mediana do mMRC foi 3,00 (intervalo interquartil=1), sendo que 81,8% pontuaram entre o nível 2 e 5.

Discussão

O nível 3 no mMRC indica que o indivíduo anda mais devagar do que pessoas da mesma idade por causa da falta de ar ou tem que parar para respirar mesmo quando andando devagar. Esta pontuação corrobora parcialmente com o estudo de Huang e colaboradores (2021), onde 30 % dos pacientes participantes tiveram pontuação entre dois e cinco na escala após um ano de internamento.

Conclusão

Pode-se concluir que pacientes críticos internados por Covid-19 após um ano da alta hospitalar relataram presença de dispneia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

COVID-19. Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxêmica. Atividades Cotidianas.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

FERNANDA DE JESUS CORREIA, MATHEUS ANDRADE NASCIMENTO, JOCINEI FERREIRA CONSTÂNCIO, WASHINGTON DA SILVA SANTOS, CLEBER SOUZA DE JESUS