Dados do Trabalho


Título do trabalho

ACESSO E USO DE SERVIÇOS DE SAUDE PELA POPULAÇAO IDOSA RURAL-AMAZONICA: UMA REVISAO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Introdução

Moradores de áreas rurais representam aproximadamente a metade da população mundial, e suas condições de saúde são inferiores quando comparados às populações urbanas. Diante das barreiras sociodemográficas encontradas por pessoas idosas no contexto rural-ribeirinho referente ao acesso à saúde, o desenvolvimento de políticas e ações tornam-se necessárias, visto que esses fatores interferem na qualidade de vida desses indivíduos, tornando-os ainda mais vulneráveis.

Objetivo

Identificar e discutir as principais barreiras sociodemográficas presentes no acesso e uso de serviços de saúde por pessoas idosas do contexto rural-amazônico.

Metologia

Esta é uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. Durante o processo de busca dos artigos, utilizaram-se os descritores “Envelhecimento”, “Acesso aos Serviços de Saúde” e “População rural” e foram selecionados artigos originais, publicados em idiomas português, inglês e espanhol entre janeiro de 2012 e dezembro de 2022.

Resultados

Inicialmente identificou-se 1.340 artigos, dos quais foram incluídas cinco publicações de alcance nacional. Por meio da análise de conteúdo sobre acesso e uso de serviços de saúde por pessoas idosas no contexto rural-amazônico, emergiram três categorias: limitações geográficas; escassez de recursos e profissionais especializados; e falta de prioridade ao atendimento desse público. Os resultados mostraram os diversos os obstáculos e barreiras enfrentadas que violam direitos constituídos por lei.

Discussão

A falta de transporte junto à divergência de horário de consultas médicas com o tempo de translado, além da ausência de aptidão da equipe à realização de atendimento adequado, principalmente aos idosos de 80 anos ou mais, compromete o cuidado à saúde. A falha de diálogo, implica na assistência ofertada e no afastamento de idosos dos serviços prestados. O tempo encaminhamento e espera ao agendamento de consulta, alerta à reestruturação desses serviços, por infringirem direitos garantidos por lei.

Conclusão

Os resultados deste estudo, mostraram que as diversas barreiras dificultam a concretização de princípios que regem o SUS, no acesso e uso dos serviços de saúde às pessoas idosas na zona rural. Existem poucos estudos sobre essa temática no contexto investigado. Em suma, esses impasses apontam limitações geográficas, como a distância e questões socioeconômicas, além da falta de profissionais especializados; atraso ao encaminhamento na rede de referência e escassez de prioridades a esse público.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Serviços de Saúde. Pessoas Idosas. Região Amazônica.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil

Autores

GLEYCE HELEN DOS SANTOS CARVALHO, Camilly Eduarda Cruz Pinto, Jhony Antonio Moraes Alves, Andressa Caldas Cruz, Ronald Oliveira Cardoso, Rodolfo Gomes Nascimento