Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO (AET) DE UMA MANICURE

Introdução

Diferentemente dos métodos científicos tradicionais em que hipóteses são previamente elaboradas e explicitadas, na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) elas são construídas, validadas e/ou refutadas ao longo do processo. A abordagem metodológica em ergonomia possui duas características essenciais: o sentido ascendente de investigação e flexibilidade do delineamento. Características essas que investigam a real situação de trabalho do sujeito, sua variabilidade e dos instrumentos.

Objetivo

Desenvolver a análise ergonômica do trabalho (AET) e realizar recomendações ergonômicas de uma manicure e seu posto de trabalho em um salão de beleza.

Metologia

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e quantitativo, do tipo estudo de caso com coleta de dados efetuada em março a maio de 2023 através da observação da tarefa, entrevistas, registros fotográficos de uma manicure em um salão de beleza na cidade de Novo Hamburgo/RS. Para complementar esta análise, foram utilizadas as ferramentas: Escala Rodgers, Rapid Entire Boby Assessment (REBA) e Rapid Upper Limb Assessment (RULA).

Resultados

A trabalhadora encontra-se em um ambiente de trabalho com grande exposição de ruídos, pouco espaço, alta demanda de trabalho, exposição a agentes químicos e biológicos e deficiência de iluminação. Adota posturas inadequadas e mantidas por demasiado tempo. A Escala Rodgers definiu prioridade muito alta para 4 dos segmentos avaliados. As ferramentas REBA e RULA, indicaram risco muito alto de lesão e mudanças necessárias imediatamente.

Discussão

As atividades laborais realizadas pela manicure envolvem riscos biológicos (hepatites, tétano, doenças pulmonares e de pele), riscos físicos (elevados ruídos, iluminação inadequada, exposição a poeira), riscos biomecânicos (permanência por tempo prolongado na mesma postura como: flexão e anteriorização de cervical, tronco em rotação e ombro em elevação; além de movimentos repetitivos especialmente de antebraços, punhos e mãos) que acontecem em uma alta carga de trabalho.

Conclusão

Para minimizar os riscos envolvidos nessa atividade, sugerem-se alterações do layout do posto de trabalho com mobiliários que possibilitem posturas mais confortáveis, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscara e luvas, adotar aparelhos eletrônicos de baixo ruído e realização de pausas entre um atendimento e outro com a realização de exercícios de alongamento conforme preconiza a Norma Regulamentadora (NR17).

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Análise Ergonômica do Trabalho (AET), ferramentas ergonômicas, ergonomia, manicure, fisioterapia do trabalho.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia do Trabalho

Instituições

Universidade FEEVALE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUCAS ALENCAR KLEIN, Silvio Vitali Junior, Luana de Souza Borges, Diélen Caroline Memlak da Costa, Letícia Teresinha da Silveira, Camila Souza da Rosa