Dados do Trabalho


Título do trabalho

PREVALENCIA DE LESOES EM ATLETAS DE HANDEBOL EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

Introdução

O handebol é um esporte coletivo dinâmico que envolve movimentos em alta velocidade, agilidade e habilidades técnicas. É uma modalidade que exige tanto dos membros superiores quanto inferiores com movimentos de arremesso, sprints, mudança de direção em alta velocidade e saltos. Esses movimentos geram estresse demasiado em articulações específicas, levando a um alto risco de lesões. Assim, avaliá-las para montar estratégias de preparo e prevenção se tornam essenciais (GIROTO et al., 2015).

Objetivo

O presente estudo visa avaliar a prevalência de lesões de uma equipe universitária de handebol do sul do Brasil, assim como identificar as regiões anatômicas das lesões ocorridas no último ano.

Metologia

O estudo foi aprovado pelo CEP – Comitê de Ética em Pesquisa da UFPEL (5.791.938) e caracteriza-se como observacional, realizado por meio da aplicação de um questionário, pela plataforma google forms à equipe de handebol masculina da Universidade Federal de Pelotas/RS. Participaram todos os atletas da equipe (n=15) com idade superior a 18 anos. O questionário contemplou questões acerca da ocorrência de lesão no período correspondente aos últimos 12 meses, assim como o local da lesão.

Resultados

A idade média dos atletas foi de 21 anos e todos treinavam uma vez por semana. 65% dos atletas apresentaram alguma lesão no último ano. Foram relatadas lesões/queixas nos últimos 12 meses no tornozelo (33,3%), punho e mão (33,3%), ombro (11%), fáscia plantar (11,1%) e joelho (11,1%). Os atletas ficaram afastados dos treinos por um período de tempo que variou de 0 a 150 dias dependendo do grau da lesão.

Discussão

No handebol os atletas estão expostos a atividades de alta demanda, intensidade e contato físico, o que torna um agravante para o risco lesão. Para Pacheco (2000), a entorse de tornozelo está entre um quarto das lesões esportivas, o que prejudica a prática da modalidade, e o rendimento em períodos de treinamento e competições. Sendo assim, conhecer as lesões é essencial para preparar os atletas e aplicar protocolos preventivos, evitando afastamentos do esporte (VILA et al., 2022).

Conclusão

Concluiu-se que um número significativo de atletas de handebol sofreu alguma lesão no último ano, havendo uma maior prevalência de lesões de tornozelo, punho e mão, possivelmente relacionado a alta carga de treino e a modalidade, a qual exige muito desses segmento corporais. No entanto, sugerem-se futuros estudos com amostras maiores, a fim de confirmar ou refutar os resultados encontrados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

prevalência, handebol, lesão, fisioterapia esportiva

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FELIPE BITTENCOURT DAMIN, GABRIELA FLORES MANKE, MURILO SCHELLIN CANEZ, GUSTAVO DIAS FERREIRA, LISIANE PIAZZA LUZA