Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DE CORRELAÇAO ENTRE O VALGO DINAMICO DO JOELHO E MEDIDAS DE PRESSAO PLANTAR EM MULHERES COM DPF

Introdução

A dor patelofemoral se manifesta como uma dor ao redor ou atrás da patela durante atividades que sobrecarregam a articulação patelofemoral. Foi demonstrado sua relação com padrões cinemáticos de outros segmentos uma vez que o alinhamento de regiões distais ao joelho interferem na mecânica dessa articulação. A pronação subtalar é um dos eventos influentes no aumento do valgo dinâmico, considerando o desalinhamento da patela com a espinha ilíaca anterossuperior e a tuberosidade anterior da tíbia.

Objetivo

Verificar se o valgo dinâmico do joelho está relacionado a padrões baropodométrico e estabilométricos em mulheres com DPF.

Metologia

Dezoito mulheres com DPF (idade= 21,06 ± 1,63 anos) realizaram 8 agachamentos unipodais, com duração de 4 s cada, sobre uma plataforma de pressão e filmados por uma câmera posicionada frontalmente. Foram determinados o ângulo do joelho no plano frontal, obtido no pico de flexão do joelho; a pressão plantar média medial e a velocidade média de oscilação anteroposterior e mediolateral do centro de pressão. Foram aplicados os testes de Pearson e Spearman (p < 0,05).

Resultados

O ângulo do joelho mostrou correlação significativa e moderada com a pressão plantar média medial (r= -0,571, p= 0,013) e com a velocidade de oscilação mediolateral do centro de pressão (r= 0,492, p= 0,037), sem correlação significativa no sentido anteroposterior (r= 0,042, p= 0,868). Portanto, quanto maior o ângulo valgo, menor é a pressão média medial e maior é a velocidade de oscilação mediolateral do centro de pressão.

Discussão

Sujeitos com DPF apresentam acentuação dos movimentos do plano frontal em atividades unipodais, como o aumento da inclinação ipsilateral do tronco e do valgo do joelho. É possível que esse padrão de movimento resulte na redução da pressão plantar medial, uma vez que a inclinação ipsilateral do tronco desloca o centro de massa para o sentido lateral. O movimento excessivo é atribuído à fraqueza dos abdutores do quadril, que poderia causar maior instabilidade postural no sentido mediolateral.

Conclusão

Em mulheres com DPF, o aumento do valgo dinâmico do joelho está relacionado com a redução da pressão plantar medial e aumento da velocidade de oscilação mediolateral do centro de pressão, sem relação significativa com o sentido anteroposterior, ao realizarem o agachamento unipodal.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Joelho, cinemática, controle postural, desempenho funcional.

Área

Estudo randomizado

Instituições

UNESP Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA IMADA GERALDO, BRUNA MACHADO GOMES, MARCELO TAVELLA NAVEGA, ÂNGELA KAZUE MORITA