Dados do Trabalho


Título do trabalho

INTERVENÇAO DA FISIOTERAPIA CARDIOPULMONAR EM PACIENTES POS-COVID GRAVE: REVISAO DE LITERATURA

Introdução

No final de 2019, um coronavírus designado como coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave e causou um surto de pneumonia viral. Os sinais clínicos que aparecem na fase inicial de infecção são: febre, fadiga, tosse seca e etc. Devido a fase aguda da doença, existem ainda pacientes que relatam alguns sintomas pós infecção da Covid, como sequela, como disfunção nos sistemas: respiratório e musculoesquelético.

Objetivo

Revisar a literatura acerca das contribuições da Fisioterapia Cardiopulmonar na reabilitação de pacientes com Síndrome Pós-Covid Grave.

Metologia

Realizou-se um levantamento bibliográfico, sobre o tema nos bancos de dados informatizados: SciELO, PUBMED, NaturePortfolio. Para inclusão foram considerados critérios como: artigos publicados no período de 2020 a 2022, pacientes que relataram sintomas pós-covid grave como dispneia, fadiga, submetidos à Fisioterapia Cardiopulmonar.

Resultados

Os resultados apontaram aumento da resistência a exercícios resistidos, resistência respiratória, força muscular, capacidade funcional, dispneia e fadiga.

Discussão

Estudo comparativo de reabilitação em pacientes pós-COVID-19 por Besnier et al. (2022) e Hsu et al. (2022). O primeiro utilizou cinesioterapia como intervenção, com exacerbação dos sintomas pós-exercício relatada. O segundo combinou treinamento muscular respiratório com cinesioterapia, resultando em melhorias significativas na saturação de oxigênio e capacidade funcional, especialmente em pacientes com incapacidade. A fibrose pulmonar pode explicar os resultados inferiores no teste de senta e levanta 1 minuto em Besnier et al. (2022). Ambos os estudos relataram melhorias a curto prazo na função pulmonar e na distância percorrida no TC6M. Avaliação da função pulmonar e uso do TCPE são recomendados para aprimorar a reabilitação pós-COVID-19. Mais pesquisas são necessárias para entender a longevidade dos resultados e fornecer diretrizes claras para a reabilitação eficaz dos pacientes.

Conclusão

A Fisioterapia Cardiopulmonar trabalha nas disfunções cardiopulmonares, favorecendo uma qualidade de vida melhor.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

COVID; Cardiopulmonar; Reabilitação.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Universidade Salgado de Oliveira - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA MARQUES VIEIRA, CLEYTON FERREIRA DE FRANÇA, LUÍS HENRIQUE SALLES DE CARVALHO COSTA