Dados do Trabalho
Título do trabalho
O CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS) ENTRE OS UNIVERSITARIOS DA AREA DA SAUDE
Introdução
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi aprovado em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e fazem parte da “Agenda 2030”, um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, com objetivos de levar o mundo a um caminho mais sustentável, com medidas transformadoras, nas quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. Dessa forma, ficou definido 17 objetivos e 169 metas globais interconectadas, a serem atingidos até o ano de 2030 (MELO et al, 2022).
Neste processo, as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel fundamental, por serem formadoras de opinião e pensamento, além de potencializar e difundir um pensamento sustentável com atividades de ensino, pesquisa e extensão (LEAL FILHO et al, 2015).
Objetivo
O presente estudo tem como objetivo principal identificar os conhecimentos sobre os ODS, Agenda 2030 dos universitários das áreas da saúde, de uma Universidade Pública do Paraná.
Metologia
A presente pesquisa foi de caráter descritivo. Fizeram parte da pesquisa, acadêmicos dos cursos da área da saúde da UNICENTRO. O questionário foi disponibilizado na ferramenta Google Forms e composto por 11 perguntas de múltipla escolha e 1 questão aberta, referentes ao curso que realizavam, série, ano de nascimento, gênero e questões específicas sobre o conhecimento dos ODS. A amostra da pesquisa foi constituída a partir do número de universitários que retornaram o questionário.
Resultados
A pesquisa obteve 81 respostas válidas. O ano de nascimento mais assinalado foi de 2002, 2001 e 2003 respectivamente, com idade média de 24,6 anos, ou seja, Geração Z. O gênero com maior participação foi o feminino com 82,7%. Quanto ao conhecimento dos ODS, Agenda 2030, cerca de 35,8% dos universitários nunca ouviu falar; cerca de 44,4% já ouviu falar, mas não tinham conhecimento sobre o assunto; e somente 19,8% tinha algum conhecimento sobre o assunto, sendo que nenhum universitário respondeu que tinha bastante conhecimento sobre o assunto. Diversos outras sugestões foram apontadas pelos acadêmicos para difusão dos ODS na Universidade como palestras, aulas e projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Discussão
O presente estudo mostra que o tema ODS ainda é pouco conhecido entre os universitários, ou seja, ainda falta direcionamento e informações relevantes dentro das IES. É de suma importância o trabalho colaborativo e interdisciplinar na sustentabilidade e as ciências sociais são especialmente promissoras e fornece informações sobre questões sociais e ambientais atuais, especificamente quanto à sustentabilidade.
Conclusão
Foi verificado que o tema ODS ainda é pouco conhecido e difundido entre os acadêmicos universitários, especificamente da área da saúde. É necessário que os projetos pedagógicos dos cursos envolvam conteúdos dos ODS, bem como os planejamentos de cursos e áreas. A curricularização da extensão também é uma oportunidade para essa difusão e engajamento dos alunos universitários.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
ODS, universitários, saúde.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Saúde Pública
Instituições
UNICENTRO - Paraná - Brasil
Autores
VANESSA CRISTINA NOVAK, SILVIO ROBERTO STÉFANI