Dados do Trabalho


Título do trabalho

ASSOCIAÇAO ENTRE A PRATICA DE ATIVIDADE FISICA E O RISCO DE SINTOMAS DE BURNOUT E ESTRESSE EM TRABALHADORES DA SAUDE - ESTUDO TRANSVERSAL

Introdução

Trabalhadores da saúde estão expostos ao estresse devido aos riscos psicossociais no trabalho, podendo desenvolver sintomas de burnout. A prática de atividade física pode estar associada a menor risco de sintomas de estresse e burnout.

Objetivo

Avaliar a associação entre estresse, sintomas de burnout e prática de atividade física em trabalhadores da saúde.

Metologia

Estudo transversal com 125 trabalhadores da área da saúde. A avaliação do estresse e dos sintomas de burnout foi feita por meio do Questionário Psicossocial de Copenhagen (COPSOQ II-Br); os dados sobre a prática de atividade física no lazer, sexo, idade, situação conjugal e escolaridade foram extraídos do questionário sociodemográfico. A análise de regressão logística foi realizada no programa estatístico SPSS.

Resultados

A média de idade foi de 37,5 (DP: 8,3) anos, sendo a maioria do sexo feminino (83,2%). Mais de 85% da amostra apresentou sintomas de burnout, 81% de estresse e 45% não realizavam atividade física. Houve associação entre não praticar atividade física e apresentar sintomas de burnout (OR: 3,3; IC95%: 1,02-10,7) e estresse (OR: 2,9; IC95%: 1,08-8,0).

Discussão

A prevalência de estresse ocupacional e burnout em trabalhadores de saúde tem alcançado índices alarmantes. As evidências mostram que trabalhadores expostos ao estresse ocupacional têm mais chances de desenvolver burnout, o que se torna ainda mais grave em pessoas sedentárias. Assim, recomenda-se a combinação de ações para mitigar os riscos psicossociais no trabalho, reduzindo o estresse e burnout, e a promoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física.

Conclusão

Houve associação entre não praticar atividade física e os sintomas de burnout e estresse em trabalhadores da saúde. Estes achados podem ser melhor explorados em estudos que visem desenvolver ações visando o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da saúde.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Burnout, Saúde do trabalhador, Estresse, Atividade física.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

RENATA TRIVELATO DE AZEVEDO, RENATA TRIVELATO DE AZEVEDO, LUDMILLA MARIA SOUZA MATTOS DE ARAÚJO VIEIRA, FERNANADA MARIA DE MIRANDA, VIVIAN ALINE MININEL, TATIANA DE OLIVEIRA SATO