Dados do Trabalho


Título do trabalho

ESCOLA DA COLUNA E DOR CRONICA: O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA

Introdução

A Escola da Coluna e Dor Crônica (ECDC) é um programa oferecido a todos os clientes de uma operadora de saúde, de grande porte, do Estado de Minas Gerais, cidade Juiz de Fora, com afecções da coluna vertebral, que tem como propósito educação em saúde e reabilitação. Os atendimentos são realizados por fisioterapeuta semanalmente, de forma presencial, individual ou em duplas.

Objetivo

Traçar o perfil de clientes atendidos pela ECDC.

Metologia

Trata-se de um estudo observacional, do tipo descritivo, quantitativo e de corte transversal, realizado entre setembro de 2022 e maio de 2023.

Resultados

Foram avaliados 87 pacientes, sendo 54% do sexo feminino e 36% do sexo masculino, com idade média de 61±15 anos. Com relação a presença de comorbidades, 79% apresentaram algum tipo, sendo a Hipertensão Arterial Sistêmica (45%) e a Diabetes Mellitus tipo II (29%) as mais prevalentes. Quanto a localidade da dor referida, 89% dos pacientes relataram dor em região de coluna lombar e, dentre os diagnósticos médicos, 63% apresentaram hérnia de disco lombar. Para avaliação do nível de incapacidade dos pacientes foi utilizado o questionário Roland Morris, sendo encontrado um score médio de 9 pontos, apontando que a amostra estudada apresentou incapacidade para atividades de vida diária (AVD’s).

Discussão

O prognóstico de hérnia de disco lombar é favorável, a maioria dos pacientes se recuperam, a taxa de recorrência é de 40% em um ano. Fazer uma triagem minuciosa de red flags e respeitar os passos da avaliação inicial que contemplem a análise estática e dinâmica além do exame neurológico e testes neurodinâmicos garante um tratamento efetivo e seguro. Dentre as intervenções fisioterápicas em dor crônica as recomendações científicas sugerem como parte do tratamento a educação em dor desde a fase de modulação dos sintomas, a terapia manual é um ótimo recurso para que possibilite ao paciente a recuperação da função e a introdução de exercícios terapêuticos visa otimização funcional.

Conclusão

Pode-se concluir que o perfil de clientes atendidos se trata majoritariamente por indivíduos do sexo feminino, com média de idade de 61 anos, apresentando algum tipo de comorbidade além de apresentarem, predominantemente, dor em região lombar associada a algum tipo de incapacidade durante a realização das AVD’s. Desta forma, fez-se necessário conhecer o perfil clínico dos clientes atendidos pela ECDC para que a criação de um plano de tratamento fosse direcionada para necessidade individual, respeitando o princípio da especificidade.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia. Perfil de saúde. Reabilitação.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Unimed Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

JULIANA MIRANDA AMARAL, Lucas Silva Franco de Oliveira, Raquel Aparecida Lopes Nunes, Bárbara Sperandio, Nathrcia Jorge Abrao