Dados do Trabalho


Título do trabalho

PRESERVAÇAO DOS REMANESCENTES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA) ASSOCIADO AOS ENXERTOS DE TENDAO PATELAR E ISQUIOTIBIAIS

Introdução

Lesões do LCA apresentam alta taxa de prevalência entre indivíduos fisicamente ativos e a reconstrução do LCA, com enxertos derivados do tendão patelar (TP) ou dos isquiotibiais (TI), estão entre as estratégias terapêuticas mais usadas. Atualmente, algumas evidências apontam para possíveis benefícios na preservação do coto remanescente do LCA tanto na funcionalidade quanto na melhora da maturação do enxerto. A melhor compreensão dessa técnica cirúrgica poderá otimizar o processo reabilitativo.

Objetivo

Verificar resultados acerca da preservação do coto remanescente associado a utilização de enxertos derivados do TP e TI no
aspecto morfológico e na funcionalidade. E, comparar o prognóstico entre tratamento cirúrgico e conservador.

Metologia

Revisão integrativa da literatura por meio das bases de dados Google acadêmico, PEDro, Cochrane Library, PubMed e SciELO, além de, incluídos artigos encontrados nas referências dos artigos selecionados.

Resultados

Por meio da estratégia de busca, foram encontrados 512 artigos, dos quais 76 foram selecionados pelo título. Após análise de resumo e leitura na íntegra, foram incluídos 20 artigos. Desses, 12 abordavam sobre a preservação dos remanescentes, 6 sobre enxertos do TP e TI e 2 artigos sobre o tratamento cirúrgico e conservador.

Discussão

Os estudos mostraram que a preservação do coto remanescente na cirurgia de LCA é uma estratégia promissora para melhora morfológica e da funcionalidade na recuperação pós-operatória. Quanto ao tipo de enxerto usado na técnica de preservação de remanescentes, os enxertos derivados do TP e TI apresentam resultados semelhantes, com pequena superioridade do TP em termos de morfologia. Quanto aos tipos de tratamento, o cirúrgico é o procedimento com melhor prognóstico para estabilidade.

Conclusão

Os achados encontrados nessa revisão mostraram que a preservação de remanescentes na cirurgia de reconstituição de LCA apresentam resultados promissores para melhor vascularização e maturação do enxerto, melhor propriocepção e estabilidade anterior, e diminuição do túnel ósseo. Porém, apresenta maior complexidade cirúrgica e, até o momento, não é possível afirmar superioridade em comparação com o método convencional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Ligamento cruzado anterior. Preservação dos remanescentes. Enxerto do tendão patelar. Enxerto dos isquiotibiais. Tratamento cirúrgico. Tratamento conservador.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL DA SILVA FORTUNATO, MILENA GOMES PERRONI CHALLA, MARÍLIA LIRA DA SILVEIRA COELHO