Dados do Trabalho


Título do trabalho

O papel da fisioterapia no desenvolvimento motor de pré-temos

Introdução

A prematuridade é um acontecimento complexo com múltiplos fatores etiológicos e esta associada a um amplo aspecto de condições clínicas que determinam a sobrevida e os padrões e crescimento e desenvolvimento em diferentes subgrupos de risco (SANTOS et.al;2020).

Objetivo

Realizar uma revisão bibliográfica com os estudos mais recentes na área da fisioterapia em prematuros, que analisam a importância do papel do fisioterapeuta e os benefícios da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento motor destes pacientes.

Metologia

O percurso metodológico constituiu em realizar uma revisão de literatura a cercado tema descrito, à procura ocorreu nas bases de dados: Pedro, Scielo, Pubmed, Medline. Foram selecionadas as pesquisas de Garré (2018), Mufato (2020) e Santos (2021) que focam estudos na área da fisioterapia como tratamento para pacientes prematuros.

Resultados

Mostrou que a fisioterapia precoce proporciona ao prematuro uma variedade de estímulos, sempre levando em consideração as principais dificuldades associadas à presença ou ausência de reflexos e reações de acordo com a fase do seu desenvolvimento motor.
Estudos mostram até o momento que Santos (2021) esclareceu que a estimulação tátil-cinestésica é sugerida para aumentar o ganho de peso, melhorar o desempenho do comportamento motor, aumento da atividade parassimpática durante o sono, além de ofertar a maturidade de atividade elétrica cerebral, sendo essa classificada como boa para estímulos sensório-motor.

Discussão

Em uma analise realizada por Garré (2018) mostrou que a estimulação tátil-cinestésica tem sido sugerida para aumentar o ganho de peso, melhorar o comportamento locomotor e aumentar a atividade parassimpática durante o sono, bem como proporcionar a maturação da atividade elétrica cerebral, que é classificada como boa classificação para estímulos sensório-motor.
Mufato (2020), mostra uma intervenção fisioterapêutica com resultados durante 30 minutos por dia de tratamento, melhora as habilidades de sucção de alimentos e a coordenação de sucção, deglutição e respiração.

Conclusão

Os resultados da presente revisão mostra o grande papel que a fisioterapia tem diante do desenvolvimento motor dos pré-termos e da reabilitação, auxiliando no ganho de funções cognitivas e motoras, e enaltece a importância de continuar a reabilitação após a alta hospitalar. Desta forma, a estimulação precoce é um método de prevenção de atrasos no sistema sensório-motor e destina-se a ajudar os bebes prematuros a ser adaptarem ao ambiente extrauterino, melhorando nas respostas motoras e cognitivas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Pré-Termos; Reabilitação.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade Paulista - Pará - Brasil

Autores

LORENA TAINA SILVA BARROS, ILANA CRISTINA VIEIRA DO NASCIMENTO DE CASTRO, PATRICIA FERREIRA MARQUES, CARLA JOSILANE DA SILVA COSTA, LEANDRO LOPES RODRIGUES