Dados do Trabalho


Título do trabalho

A importância da fisioterapia na reabilitação de pacientes no pós covid-19

Introdução

O COVID-19 é ocasionado pelo vírus SARS-CoV-2, em 2021 o Brasil teve mais de 19.400,000 casos comprovados, 545.000 mortes e 18.206,000 casos recuperados com bases nestes números, esta doença, tornou-se uma emergência global que requer reabilitação fisiotepêutica, visando à melhora do quadro clínico e de possíveis sequelas (BARBOSA; SILVA, 2021).

Objetivo

Revisar a literatura sobre a importância da fisioterapia na reabilitação de paciente pós covid-19.

Metologia

O percurso metodológico consistiu em realizar uma revisão de literatura a cerca do tema descrito, à procura ocorreu nas bases de dados: Pedro, Scielo, Pubmed, Medline. Foram selecionadas as pesquisas de Barbosa; Silva (2021) Filgueira et.al. (2019) e Silva et.al. (2020) que focam estudos na área da fisioterapia como tratamento de reabilitação para pacientes pós-covid 19. Como critérios de inclusão utilizou-se paciente com diagnóstico apenas de covid-19 sem doenças respiratórias pregressas.

Resultados

Mediante aos resultados alcançados evidenciou que o tratamento realizado com 11 sessões em média de fisioterapia, três vezes por semana, com paciente no pós-covid foi demonstrado uma melhora significativamente positiva em relação aos distúrbios respiratórios (FILGUEIRA et.al. 2019).
Constataram-se nas evidências da literatura resultados positivos quanto à melhora das trocas gasosas e da dispinéia, além da diminuição significativa do risco de declínio funcional (SILVA et.al 2020).

Discussão

Os paciente com covid-19 apresentam graus variados de comprometimento respiratório e físico, além de limitações de atividade física leve a moderada, e apresentam dispinéia pós-exercício devido à atrofia dos músculos respiratórios, tórax e extremidades (SILVA, 2020).
Os autores defendem o treinamento aeróbico no início do processo de reabilitação como um método que tem um efeito positivo na capacidade aeróbica e funcional dos pacientes.

Conclusão

As complicações pós covid-19 tem um predomínio de fraqueza muscular adquirida e a fadiga respiratória.
Desta forma, a fisioterapia alcança excelentes resultados na reabilitação, pois analisa e avalia com precisão as capacidades e limitações de cada paciente, observando a evolução relacionada aos exames realizados e ao estilo de vida ao longo do período de tratamento.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Covid-19; Reabilitação.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Cardiopulmonar

Instituições

Universidade Paulista - Pará - Brasil

Autores

ILANA CRISTINA VIEIRA DO NASCIMENTO DE CASTRO, LORENA TAINÁ SILVA BARROS, PATRICIA FERREIRA MARQUES, CARLA JOSILANE DA SILVA COSTA, LEANDRO LOPES RODRIGUES